17/08/17 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia

Workshop gratuito capacita em educação sanitária e saúde animal e vegetal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alcides Okubo

Alcides Okubo - Instalações para ordenha em gado leiteiro.

Instalações para ordenha em gado leiteiro.

Com o objetivo de fortalecer e valorizar a educação sanitária em boas práticas agropecuárias e saúde animal e vegetal no Estado de São Paulo, a Comissão de Educação Sanitária no Estado de São Paulo (Cesesp) em parceria com a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) realiza em 19 de setembro de 2017 o I Workshop de Educação Sanitária em Boas Práticas Agropecuárias e Saúde Animal e Vegetal.

O evento é gratuito com vagas limitadas e destinado a extensionistas rurais e coordenadores e professores de Universidades de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia, além de Escolas Técnicas Agropecuárias.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e coordenador do Workshop, Robson Barizon, “atualmente, poucas instituições de ensino possuem em sua grade curricular a disciplina de educação sanitária. Entretanto, a capacitação dos recursos humanos é um dos pilares para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, com a produção de alimentos com qualidade e ausentes de resíduos”, salienta.

O Brasil desponta como um dos grandes líderes mundiais na produção e exportação de alimentos, e a educação sanitária é uma importante ferramenta que contribui para otimizar a produção sustentável, a adoção de boas práticas agropecuárias e o bem estar animal, além de mitigar riscos, evitar doenças e pragas e também conscientizar a população.

Ele informa que para fortalecer a implantação de conceitos de educação sanitária, de técnicas e de métodos educativos, os membros da Comissão de Educação Sanitária (Cesesp) elaboraram material educativo como proposta/apoio de uso nas instituições de ensino superior e colégios técnicos. Os pesquisadores acreditam que incluindo estes conceitos em tais instituições, estarão sendo formados profissionais mais conscientes e capacitados para utilizar tal ferramenta para um esforço conjunto. O objetivo final é promover uma produção sustentável com adoção de boas práticas agropecuárias e bem estar animal, contribuindo para mudar a realidade do produtor rural, com maior integração entre os setores acadêmico, cadeia produtiva, serviço oficial e consumidores.

Programação e inscrições clique aqui.

Eliana Lima (MTb 22.047/SP)
Embrapa Meio Ambiente

Telefone: (19) 3311.2748

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferência de tecnologiaeventosanidade