21/08/17 |   Transferência de Tecnologia  ILPF

Seminário discute sistemas integrados para a bovinocultura na região do Baixo Amazonas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Jeferson Macedo

Jeferson Macedo - Seminário discutiu sistemas de produção de bovinocultura

Seminário discutiu sistemas de produção de bovinocultura

 

Foi realizado na última sexta-feira (18/08), no município de Parantins (AM), o seminário Sistemas Integrados para bovinocultura na região do baixo Amazonas. Organizado pela Embrapa Amazônia Ocidental, Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o seminário contou com a participação de 20 pessoas, entre produtores rurais, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam) e do Banco da Amazônia (Basa). 

Segundo um dos coordenadores do seminário, o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental Jeferson Vasconcelos de Macedo, o evento teve entre seus objetivos estimular o debate sobre sistemas integrados para bovinocultura na região do baixo Amazonas, que podem contribuir para maior eficiência produtiva, com sustentabilidade sustentável. Além disso, no seminário foram apresentados conhecimentos e inovações tecnológicas, como as alternativas para reinserção de áreas de pastagens degradadas em novos processos produtivos. 

O seminário iniciou com palestra do pesquisador Jeferson Vasconcelos de Macedo que apresentou o Programa Balde Cheio da Embrapa e sua metodologia. Macedo apresentou ainda informações sobre manejo rotativo e recuperação de pastagens degradadas, com ênfase na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. Depois foi a vez do professor da Ufam/Parintins Ronaldo Francisco de Lima que abordou sistemas de produção de bovinocultura de leite. Em sua palestra Lima apresentou informações sobre infraestrutura necessária, raças, manejo alimentar, sanidade animal, reprodução animal e produção de leite. Já o técnico da prefeitura de Presidente Figueiredo Vanderlei Tavares, relatou Experiências e casos de sucesso do programa Balde Cheio naquele município. Finalizando a programação, o técnico da empresa Laticínios Rica Nata, de Piracema (MG) abordou o tema: importância da qualidade do leite para produção de laticínios.

O seminário integra dois projetos desenvolvidos pela Embrapa Amazônia Ocidental: Transferência de tecnologia em iLPF para o Estado do Amazonas; e Implantação de URTs de Integração Lavoura-Pecuária Floresta: estratégia para transferência de conhecimentos e tecnologias para produção pecuária sustentável na Amazônia (Cooperação Técnica Embrapa/FAEA).

 

Fernando Goss (1065 - MTb/SC)
Embrapa Amazônia Ocidental

Telefone: 92 33037994

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferência de tecnologiailpf