30/08/17 |   Agricultura familiar  Produção vegetal

Dia de Campo na TV - Mandioca: alimento do século 21

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fabiano Bastos

Fabiano Bastos -

Este programa foi ao ar no dia 01 de setembro de 2017.

O Dia de Campo na TV desta semana vai falar sobre a mandioca, que foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21. A mandioca é considerada uma das culturas mais antigas do Brasil, encontrada em terras brasileiras antes da chegada dos colonizadores. A raiz também é conhecida como aipim, macaxeira ou maniva nas diferentes regiões brasileiras.

A Embrapa desenvolve diversas pesquisas com mandioca de mesa, como a seleção participativa de variedades de mandioca, e fez o lançamento de cultivares com tons de polpas amarelos ricos em carotenóides, pigmentos famosos por ação antioxidante e protetora contra doenças do envelhecimento. A produção de mudas de qualidade é outro passo importante para o susesso da cultura, e o projeto Reniva coordenado pela Embrapa também está ajudando produtores a multiplicar plantas de mandioca com qualidade.

Reconhecida pelo seu pontencial nutritivo, a mandioca e seus derivados é apreciada na culinária brasileira e pode ser consumida de muitas maneiras. Em forma de farinha, cozida, frita, em bolos e para fazer a tapioca, uma iguaria de sucesso.

O Dia de Campo na TV  "Mandioca: alimento do século 21" foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com as unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Juliana Caldas (MTb 4861/DF)
Embrapa Cerrados

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3388-9933

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dctvmandiocaaipimmacaxeiranutricaoalimentacao2017