01/09/17 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa divulga soluções para a pecuária leiteira na 49ª Expofac (PA)

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Alcides Okubo

Alcides Okubo - Embrapa apresentará soluções tecnológicas para a pecuária leiteira

Embrapa apresentará soluções tecnológicas para a pecuária leiteira

A Embrapa Amazônia Oriental mais uma vez, marca presença na vitrine do agronegócio paraense, a 49ª Exposição Feira Agropecuária de Castanhal (Expofac) que começa neste sábado (1º), com cavalgada, e segue até o dia 10 de setembro, no Parque de Exposições Pedro Coelho da Mota, em Castanhal (PA). Soluções tecnológicas para a pecuária leiteira e um stand com uma mostra de variedades lançadas adaptadas ao Pará e outras tecnologias para o agronegócio regional integram a participação da Empresa de Pesquisa no evento.

O trabalho desenvolvido pela Embrapa para o agronegócio regional estará presente durante toda a feira, com mostras de tecnologias no stand localizado no espaço chamado “Modelo Rural”, da Emater, instalado nas dependências do porque de exposição. A visitação começa domingo (2) e segue até o dia 10 de setembro, sempre das 14 às 22 horas.

No stand, os visitantes poderão conhecer um pouco do trabalho desenvolvido pela Embrapa no Pará e no Brasil, além de ver de perto, uma vitrine viva da BRS Imponente, uma cultivar de feijão-caupi lançada no ano passado, indicada para o cultivo mecanizado no estado. Mudas in vitro da bananeira BRS Pacoua, desenvolvida especialmente para o Pará, também estarão em exibição na feira. Tecnologias em sistemas integrados, como a Integração-Lavoura-Pecuária-Florestas (ILPF) e Sistemas Agro-Florestais (SAF) em forma de maquete, integram a mostra. Haverá ainda doação de mudas de espécies florestais amazônicas.

Tecnologias para a pecuária leiteira

A participação da Embrapa na programação técnico-científica da 49ª Expofac estará concentrada na melhoria da pecuária leiteira da região com três palestras nos dias 5 e 6 de setembro em duas programações distintas: o III Simpósio de Manejo do Gado Leiteiro, promovido pelo IFPA Campus Castanhal e na programação da Emater, no espaço cultural do Modelo Rural.

No dia 5, às 11 horas, no galpão do parque de exposições, o chefe-adjunto de transferência de tecnologia, Bruno Giovani de Maria, ministrará a palestra “Formação e manejo de pastagem para gado leiteiro”, no III Simpósio de Manejo de Gado Leiteiro. Ele explicou que o debate está centrado na melhoria da eficiência produtiva de animais leiteiros por meio de tecnologias simples e pequenas intervenções de manejo que podem transformar uma pastagem degradada e de baixa produtividade, muito comuns na Amazônia, em pastos com quantidade e qualidade de alimento para alta produtividade leiteira.

Ainda no dia 5, às 14h45, será a vez do engenheiro agrônomo Mário Gomes, com o tema “Produção Intensiva de Leite em Pasto”. Segundo Mário, a palestra tem como foco as soluções tecnológicas na metodologia do balde cheio, que trabalha uma série de produtos e processos nas dimensões zootécnica, agronômica, ambiental e econômica para os diferentes perfis produtivos, do pequeno ao grande produtor de leite.

O médico veterinário da Embrapa, Marivaldo Figueiró, fará duas palestras nos dias 5 e 6, no espaço cultural, dentro da programação do Modelo Rural da Emater, com o tema “Estratégias de incremento na produção leiteira”. No dia 5, a participação será ás 10 horas e no dia 6, às 9h. Em sua palestra, Marivaldo aborda como boas práticas de sanidade na ordenha podem garantir leite de qualidade e com isso, melhor valor no mercado.

A 49ª Expofac é realizada pelo Sindicato Rural de Castanhal, com o apoio técnico da Embrapa, Emater, Adepará e Senar.

 

 

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Telefone: (91) 3204-1099

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

ilpfexpofacbrs imponentebrs pacoua