11/09/17 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica  Estudos socioeconômicos e ambientais

Embrapa lança segundo volume da Coleção Povos e Comunidades Tradicionais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Claudio Bezerra

Claudio Bezerra -

Nesta terça-feira, dia 12/09, a Embrapa lança o volume 2 da Coleção Povos e Comunidades Tradicionais. A obra propicia ao leitor conhecer as experiências de pesquisa, desenvolvimento, compartilhamento e construção de conhecimento em situações de interação da Empresa e instituições parceiras com povos e comunidades tradicionais em várias regiões do Brasil.

Este volume, que tem como autores o indígena Feliciano Krahô, da terra indígena Krahô Itacajá (TO) e o técnico indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai), Fernando Schiavini, apresenta possibilidades de ações nesta temática, bem como fortalece o debate entre pesquisadores, técnicos da extensão rural, comunidades tradicionais, estudantes, professores e demais interessados no assunto. Trata-se de uma publicação que reúne reflexões em diferentes campos do conhecimento, entre eles o da agronomia, antropologia, economia, direito, sociologia, assistência social, educação e comunicação.

“Nas últimas décadas, por conta do agravamento das crises territoriais e ambientais, aliado ao forte crescimento populacional, os povos e as comunidades tradicionais têm suscitado novos contextos políticos e jurídicos que visam fortalecer a segurança e a soberania alimentar local”, observam as editoras técnicas, Terezinha Dias, Jane Simoni Eidt e Consolacion Udry, pesquisadoras e analista da Embrapa respectivamente. Segundo elas tal situação motiva atores sociais a formular diagnósticos locais, a planejar e buscar alternativas que possam contribuir para o fortalecimento da sustentabilidade econômica, social e ambiental dessas populações.

Serviço
O lançamento ocorrerá durante a realização dos VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia e X Congresso Brasileiro de Agroecologia, neste dia 12.09 (terça-feira), das 18 às 22h, na Sala Ipê Amarelo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, DF

VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia, IX Encontro Nacional dos Estudantes de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno – 12 a 15 de setembro de 2017.
Informações: contato@agroecologia2017.com
http://agroecologia2017.com/

 

Deva Rodrigues (MTb/RS 5297)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Telefone: (61) 3448-3266

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agroecologia2017indígenascomunidades tradicionais