11/09/17 |   Agroecologia e produção orgânica

Congresso de Agroecologia 2017 terá relatoria em tempo real

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma das inovações dos eventos de agroecologia será a relatoria 2.0. A relatoria irá dar visibilidade e facilitar o amplo acesso ao conhecimento produzido ao longo do evento, de forma simples, participativa e ágil, destaca Silvana Bastos, Assessora técnica do ISPN e responsável pela parte da programação e metodologia do VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno. 

Com esta relatoria, salienta Silvana, será garantida  a participação dos congressistas também na confecção da memória das atividades e do Congresso, por meio dos comentários no blog e assim, de forma colaborativa, será possível registrar a riqueza dos diferentes olhares e aprendizados. É muito simples. É só acessar o Blog do site https://relatosagroecologia2017.itbio3.org

A base
O tema central do Congresso de Agroecologia 2017 é “Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”. 

Com base nestes três pilares, buscamos soluções criativas para registrar o máximo de memórias, saberes e caminhos que conseguirmos, durante e depois do evento, de maneira colaborativa, transparente e abrangente, explica Soraia Mello, consultora e uma das responsáveis pela criação da relatoria. Eduardo Formighieri, pesquisador da Embrapa, que também participou de toda essa criação, ressalta que essa solução proposta e implementada pela equipe da Relatoria do Congresso promete inaugurar uma nova forma de registrar e organizar toda informação gerada no evento e em todo seu raio de alcance na Internet.

E qual é esta solução? Foi criado, em parceria com a startup ITBio3, o Portal da Relatoria 2.0 do Congresso #Agroecologia2017 (VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia, o X Congresso Brasileiro de Agroecologia e o V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno). Você pode acessá-lo através do link https://relatosAgroecologia2017.itbio3.org, e nele foram disponibilizadas três ferramentas: Blog, Mapa e PAD.

Blog
O “Blog” possui posts para todas as atividades da programação oficial do evento, nos quais toda pessoa (de dentro ou de fora do evento) pode acessar as informações, os materiais fornecidos pelos responsáveis por atividades, relatos e imagens de facilitação gráfica, quando houverem, e acima de tudo, comentários. Os comentários estão abertos para registrar a opinião e os sentimentos das pessoas sobre cada atividade, ajuda na complementação dos relatos, aproximação de pessoas interessadas em temas comuns etc. O Blog possui manual detalhado em Língua Portuguesa e em Castelhano, e outros posts para registro de informações, como opiniões sobre o portal, sobre os manuais e posteriormente até sobre o evento.

Mapa
O “Mapa de Agroecologia” é um sistema de registro e busca de informações sobre Agroecologia. Ele é georreferenciado, ou seja, baseado num mapa mundial onde estão sendo registrados locais de experiências de Agroecologia. Este Sistema Web, que também possui manuais detalhados em Língua Portuguesa e em Castelhano, é uma versão em desenvolvimento, mas que já permite cadastro de colaboradores, organizações, locais, experiências em agroecologia e Sistemas Agroflorestais (SAFs), sendo que o módulo de SAFs está dividido em Sistemas, Plantas e Animais.

O Mapa da Agroecologia é um sistema que não estará limitado ao conteúdo do Congresso, e que se propõe a organizar e divulgar conhecimento em Agroecologia nacional e internacionalmente. Novas funcionalidades serão inseridas ao longo do tempo, e a equipe conta com a colaboração de todos os interessados no assunto para que colaborem na construção e perpetuação desta iniciativa.

PAD Relatores
Está sendo utilizado pela equipe de relatores um editor de texto colaborativo em tempo real, para que os relatos das atividades sejam escritos e revisados no menor tempo possível, e logo depois, atualizado no post específico da atividade. Além disto, a ferramenta tem sido muito importante na organização e no controle de tarefas, na comunicação e no treinamento da equipe de relatores. Esta ferramenta é restrita à organização, e não está aberta ao público geral como as outras duas (Blog e Mapa).

Estação Relatoria
Para que estas novidades sejam amplamente aproveitadas pelos participantes do congresso, além dos manuais detalhados estará disponível um local de fácil acesso (ao lado da chapelaria), com computadores e pessoal qualificado para auxiliar na utilização das ferramentas do portal. 

Siga a sinalização, e participe destra construção única de Memórias, Saberes e Caminhos!

Toda essa programação está no Congresso de Agroecologia 2017 que é promovido pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (SOCLA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília,  EmaterDF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), IBRAM e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil. Acompanhe as novidades www.agroecologia2017.com e nos perfis do facebook e instagram.

Assessoria de imprensa do Congresso

Daniela Garcia Collares (MTb/114/01 RR)
Embrapa Agroenergia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 996693540

Irene Santana
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Tereza Rodrigues
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Contatos para a imprensa

Letícia  Verdi
Ministério do Meio Ambiente

Contatos para a imprensa

Carolina Mazzaro
Emater/DF

Contatos para a imprensa

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens