12/09/17 |   Agroecologia e produção orgânica

Pesquisadores apresentam trabalhos em Congresso Brasileiro de Agroecologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

 - imagem de divulgação do evento - Congresso ocorre em Brasília-DF

imagem de divulgação do evento - Congresso ocorre em Brasília-DF

Pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus,AM) tem participação em mais de dez trabalhos aprovados para apresentação no X Congresso Brasileiro de Agroecologia, que acontece simultaneamente com o VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno, no período de 12 a 15 de setembro de 2017, em Brasília, DF.

Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (Socla) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília,  EmaterDF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), IBRAM e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil.

Participam dos eventos além de pesquisadores, estudantes, professores e técnicos de diversas áreas, também agricultores familiares vindos de regiões dos cinco biomas brasileiros. Na programação acontecem palestras, exposições de trabalhos, visitas técnicas e a Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade, entre outras atividades.

O tema central desta edição do evento é “Agroecologia na Transformação dos Sistemas Agroalimentares na América Latina: Memórias, Saberes e Caminhos para o Bem Viver”. De acordo com os organizadores, o tema “resgata a importância da Agroecologia na transformação dos sistemas agroalimentares no mundo a partir de um olhar de reconhecimento à memória biocultural latino-americana, sua riqueza e sua contribuição histórica e relevante para a alimentação mundial. Permite olhar o passado, entender onde estamos e discutir quais caminhos futuros a seguir para construir o Bem Viver entre os países na América Latina”.

A pesquisadora Elisa Wandelli e os pesquisadores Silas Garcia e José Nestor Lourenço participam do Congresso em diversos trabalhos feitos em parceria com profissionais e estudantes de instituições parceiras.

Saiba um pouco sobre os trabalhos a serem apresentados:

Os trabalhos com participação de Elisa Wandelli têm os seguintes títulos: “Mulheres promotoras de agricultura geradora de vida” ; “Quintais Urbanos - Canteiros de Bem-Viver” ;  “Rede Maniva de Agroecologia (Rema) em ação: fortalecendo o conhecimento agroecológico no estado do Amazonas”.

Silas Garcia é autor do trabalho “Implantação de Agrofloresta na capoeira, sem uso do fogo, por meio do trabalho coletivo em regime de Ajuri, Manaus-AM” e de  “A trajetória na temática agroecológica na Embrapa Amazônia Ocidental”, este último em parceria com a pesquisadora Elisa Wandelli.

Já o pesquisador Nestor Lourenço tem participação nos seguintes trabalhos: “Acesso às informações da legislação de produção orgânica por comunidade rural no Amazonas: uma reflexão quanto à escolarização e letramento no campo” ; “Reflexão sobre a Agroecologia, Educação Ambiental e do Campo com estudantes de comunidades rurais da Escola Estadual Anselmo Jacob, Manaquiri, AM’ ; “Avaliação de composto a base de resíduos de atividades agroecológicas no interior do Amazonas em mudas de pimenta Capsicum chinense; morfotipo murupi” ; “Uso de adubo verde para a produção de milho (Zea mays L.) sob condição de solo de terra firme”; “Agroecologia e o protagonismo das mulheres no PDS Nova Esperança –Iranduba,AM” ; e  “Semeando agroecologia com educandos de diversos níveis de educação”.

Mais informações sobre o X Congresso Brasileiro de Agroecologia,  o VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do DF e Entorno podem ser obtidas no site http://agroecologia2017.com/

Síglia Souza ((MTb 66/AM)
Embrapa Amazônia Ocidental

Telefone: (92) 3303-7898

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agroecologia