12/09/17 |   Agroecologia e produção orgânica

Projeto Bem Diverso lança site durante participação no Congresso Latino-americano de Agroecologia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Moretti

Fernando Moretti - Projeto Bem Diverso expõe produtos na Feira da Agrobiodiversidade

Projeto Bem Diverso expõe produtos na Feira da Agrobiodiversidade

Na noite de lançamentos do Congresso Brasileiro e Latino-Americano de Agroecologia 2017, 12 de setembro, o Bem Diverso lança oficialmente o seu site, que contém diversas notícias sobre suas atividades, áreas de atuação, informações sobre os Territórios da Cidadania onde atua, e sobre as espécies prioritário do Projeto.

Para Aldicir Scariot, pesquisador da Embrapa e Coordenador do Bem Diverso, o site é uma plataforma que conecta as informações geradas pelo projeto com os agricultores e extrativistas no território e com os tomadores de decisão das três esperas de Governo. “O Bem Diverso está gerando uma série de dados e subsídios técnicos, que além de incrementar as boas práticas de manejo, servirá como insumo às políticas públicas”, afirma Scariot.

Além do lançamento do site, o projeto Bem Diverso marca presença na Feira Agroecológica e da Sociobiodiversidade, com colaboradores e parceiros, provenientes de suas regiões de atuação (Caatinga, Cerrado e Amazônia). Estarão presentes representantes das comunidades e cooperativas locais convidados a expor seus produtos e interagir com os outros parceiros do projeto Bem Diverso, atores formadores do evento.

O projeto também participará ativamente no Caminhos do Saber, um espaço para a construção e a troca de conhecimento e experiências sobre agroecologia e biodiversidade. O objetivo é discutir a relação da Agroecologia com os desafios da sociedade de uma forma dinâmica. O Bem Diverso participa de uma roda de conversas na tenda Sociobiodiversidade em 13 de setembro, a partir das 16 horas.

Bem Diverso

Implementado pelo PNUD e coordenado pela Embrapa, sua atuação abrange três biomas em seis territórios da cidadania, áreas que vão além do limite dos municípios. São dois territórios por bioma, atingindo a Amazônia, o Cerrado e a Caatinga. Movimentado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF), o principal objetivo é a promoção e uso sustentável da biodiversidade, trabalhando com comunidades locais para estimular boas práticas na convivência com a diversidade.

Para isso, são trabalhadas doze espécies prioritárias, típicas das regiões e que têm potencial de promoção, exploração e comercialização. O objetivo é que essas espécies sejam um elemento consolidado de geração de renda para agricultores familiares.

O projeto Bem Diverso trabalha com a capacitação de comunidades, mas também promove a cadeia de valor para os produtos da sociobiodiversidade, acesso ao mercado e mapeia incentivos financeiros existentes para operacionalizar a comercialização desses produtos.  O objetivo é auxiliar na promoção do desenvolvimento local e simultaneamente auxiliar na conservação da biodiversidade brasileira.

Serviço

Site do Projeto Bem Diverso: http://www.bemdiverso.org.br/

VI Congresso Latino-Americano de Agroecologia
De 12 a 15 de Setembro de 2017
Horário: De 8h às 22h
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães - St. de Divulgação Cultural 05 Eixo Monumental – Brasília DF
Mais informações: http://agroecologia2017.com/

Irene Santana (MTb 11.354/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia /PNUD

Telefone: (61) 3448-4769

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

bemdiversoagroecologia2017