13/09/17 |   Agroindústria  Produção animal

Embrapa realiza 6º TecLeite em Valença-RJ

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Divulgação

Divulgação -

No dia 21 de setembro, o município de Valença, localizado no sul do estado do Rio de Janeiro, sediará o 6º Tecleite (Tecnologias para a Produção Sustentável de Leite). Promovido pela Embrapa (unidades Gado de Leite e Solos), em parceria com a Emater-Rio e a Pesagro (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio de Janeiro), o Tecleite é um “dia de campo” direcionado a produtores, técnicos agrícolas e estudantes de cursos voltados para as ciências agrárias.

Uma inovação para este ano é a palestra de abertura, que incluirá o relato da experiência de sucesso de um produtor da região na adoção de tecnologias. Após a palestra, tem início o dia de campo, composto por seis estações. Apresentadas por pesquisadores e técnicos das instituições parceiras, as estações envolvem os seguintes temas:

  • Novas cultivares forrageiras de Brachiaria e Panicum;
  • Pastejo rotacionado com Capim-elefante BRS Kurumi e Capim Estrela;
  • Integração Lavoura Pecuária Floresta – ILPF;
  • Silagem de Capim-elefante BRS Capiaçu;
  • Tripanossomíase (doença parasitária que acomete o rebanho bovino);
  • Manejo e conservação dos solos.

O evento será realizado no campo experimental da Embrapa Gado de Leite (Campo Experimental Santa Mônica – Rodovia RJ 115, distrito Barão de Juparanã) e deve reunir cerca de 300 participantes. As atividades começam às 8h e se encerram às 13h. As inscrições serão realizadas no local. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (32) 3311-7486 ou pelo e-mail cnpgl.nutec@embrapa.br.

TecLeite – O objetivo do TecLeite é transferir novas tecnologias para os produtores de leite de base familiar. De iniciativa da Embrapa Gado de Leite, a primeira edição do evento ocorreu em 2011, também em Valença. Hoje, o TecLeite se tornou uma marca da Embrapa. Desde a primeira edição, cerca de 1.500 produtores já participaram do TecLeite. Segundo o analista da Embrapa Gado de Leite, Websten Cesário da Silva, tão importante quanto transferir tecnologias para o produtor é a aproximação das empresas de pesquisa com a extensão rural. “As instituições parceiras constroem juntas o evento e os temas das estações dos dias de campo são sugeridos pelos técnicos da Emater, que conhecem de perto as demandas dos produtores”, afirma o analista.

No dia cinco de outubro será a vez do município de Coronel Pacheco-MG receber, pelo segundo ano consecutivo, o TecLeite, organizado em parceria com a Emater-MG. O evento será realizado no Campo Experimental José Henrique Bruschi (Rodovia MG 133, Km 42). O analista diz que a intenção da Embrapa Gado de Leite é expandir o TecLeite para outras bacias leiteiras do pais, sempre em parceria com os órgãos da extensão rural e outras unidades da Embrapa.

Rubens Neiva (MTb 5445 MG)
Embrapa Gado de Leite

Telefone: (32) 3311-7532

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dia de campotecleitepecuária de leite