13/09/17 |   Geotecnologia

Curso inédito no Brasil vai abordar modelagem e simulação de dinâmicas espaciais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa

Embrapa - Margareth Simões é uma das coordenadoras do curso

Margareth Simões é uma das coordenadoras do curso

A Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ) vai receber, entre os dias 02 e 06 de outubro, um curso sobre a linguagem Ocelet, que tem aplicações na agronomia, modelos hidrológicos e em dinâmica do uso da terra.

A Ocelet é gratuita e fonte aberta (open source), sendo uma linguagem para modelagem e simulação de dinâmicas espaciais. Assim sendo, por ela é possível a criação de cenários e processos que ocorram num espaço geográfico. “A Ocelet é uma linguagem aberta, não é uma caixa preta. Muitos modeladores não permitem nada além de entrar com os dados e sair com o resultado; em geração de cenários, por exemplo. No Ocelet você mesmo constrói o modelo, entra no modelador, e tem todo domínio do que faz”, revela a pesquisadora da Embrapa Solos Margareth Simões.  

O curso é fruto da parceria entre a Embrapa e o francês Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronomica pelo Desenvolvimento (Cirad). As instituições pretendem usar a Ocelet na questão das pastagens degradadas, simulando sua dinâmica a fim de entender o processo, estabelecendo, assim, seu monitoramento, no escopo do projeto GeoABC, que também une cientistas brasileiros e franceses com o objetivo de avaliar como imagens de satélite podem ser utilizadas no monitoramento dos sistemas de produção agrícolas envolvidos no Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC).

O curso, gratuito, tem limite de 15 vagas, e é indicado para pessoas com interesse na modelagem de processos geográficos, que gostariam de avaliar a evolução de cenários de um território por simulação, com experiência anterior na manipulação de informação geográfica e com alguma habilidade em programação (com a linguagem R, por exemplo).

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cnps.eventos@embrapa.br

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Telefone: (21) 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

geoabcods