14/09/17 |   Agricultura familiar  Produção vegetal  Transferência de Tecnologia  ILPF

Dia de Campo na TV - Adubação verde do coqueiro com gliricídia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ivan Marinovic Brscan

Ivan Marinovic Brscan -

Este programa foi ao ar no dia 15 de setembro de 2017.

O Dia de Campo na TV desta semana vai mostrar como a gliricídia pode diminuir os custos de produção de coqueiro e ajudar na conservação do meio ambiente. A Gliricídia sepium se caracteriza como uma leguminosa arbórea perene considerada de multiplo uso. A leguminosa tem um enraizamento profundo, alta tolerância à seca e alto teor de proteína que serve para alimentar os animais.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros realiza experimentos bem sucedidos com a gliricídia como adubo verde em plantação de coqueiros na estação experimental de Itaporanga d´Ajuda, Sergipe. O uso da leguminosa como adubo verde em cultivo consorciado com coqueiro híbrido, permite a substituição total e/ou parcial de fertilizantes nitrogenados durante a fase de crescimento, proporcionando ganhos ambientais em função da redução do uso de insumos químicos. Esta prática consiste no corte da biomassa aérea da gliricídia, realizado em média duas vezes ao ano, com posterior deposição da mesma na zona de coroamento do coqueiro.

A tecnologia pode ser adotada por pequenos, médios e grande produtores de coco, sendo indicada principalmente para os pequenos, para utilização em sistemas integrados de produção com outras culturas e/ou associação com a alimentação animal devido à alta taxa de proteína em suas folhas. De acordo com o pesquisador Humberto Rollemberg Fontes as pesquisas demonstraram que a utilização da gliricídia como adubo verde em cultivo consorciado com coqueiro híbrido permite a substituição total ou parcial de fertilizantes nitrogenados durante a fase de crescimento gerando economia para o produtor, pois adubos nitrogenados são de custo elevado.

No programa você vai saber como produzir mudas de gliricídia por meio de sementes e por estaquia, técnica que pode ser utilizada pelo produtor. E qual a melhor forma de plantio da gliricídia em uma plantação de coco, tanto para o plantio em triângulo como para o plantio em quadrado. E também vai conhecer experiências bem sucedidas do consórcio de coqueiro, gliricídia, feijão, milho, mandioca, integrado a criação de animais resultando na integração-lavoura-pecuária-floresta, conhecida também como ILPF. O ILPF é um conceito na agricultura moderna, organazido pela Embrapa para transferência de tecnologias.

O Dia de Campo na TV " Adubação verde do coqueiro com gliricídia " foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) em parceria com Embrapa Tabuleiro Costeiros (Aracaju/SE) unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros – Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia; Repórter em Campo; Na Mesa; Quem quer ser cientista; Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

Saiba como sintonizar.

No site http://www.embrapa.br/diacampo você acessa a grade completa da programação, além de reportagens dos programas.

Ivan Marinovic Brscan (1634/09/58/DF)
Embrapa Tabuleiros Costeiros

Contatos para a imprensa

Telefone: (79) 4009-1381

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dctvadubação verdegliricídia2017coqueiro