22/09/17 |   Estudos socioeconômicos e ambientais

IBGE lança Censo Agropecuário em MS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arte IBGE

Arte IBGE -

O lançamento do 11º Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Mato Grosso do Sul, aconteceu nesta quarta-feira, 20, na Assembleia Legislativa, em Campo Grande, e contou com a presença do presidente do IBGE, Roberto Olinto Ramos.

A coleta de dados do Censo começa no dia 1º de outubro deste ano, em todo o Brasil, e vai durar cinco meses. Os recenseadores visitarão mais de 5,2 milhões de estabelecimentos agropecuários em todo o país, levantando informações sobre área, produção, pessoal ocupado, uso de agrotóxicos e agricultura familiar, entre outros temas. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE em 2018.

Em Mato Grosso do Sul, os 79 municípios serão visitados e mapeados. Segundo o chefe-geral Interino da Embrapa Gado de Corte, Ronney Mamede, o levantamento dos dados é importante para o setor agropecuário como um todo. “Os resultados do Censo Agro constituem-se informações fundamentais para o estabelecimento e a avaliação de políticas públicas, bem como para embasar decisões de investimentos, sejam eles públicos ou privados. Além disso, estudos acadêmicos e projetos de pesquisa demandam dados e informações atualizados e confiáveis, que estarão em breve disponíveis à sociedade”.

Ele acrescenta que, para que tudo isso aconteça é fundamental a participação de todos os produtores. “Informe-se sobre o Censo Agropecuário, receba os recenseadores e disponibilize informações sobre sua propriedade e produção pecuária. É isso que nos permitirá conhecer de forma clara a realidade do campo e trabalhar de maneira mais efetiva para que o agronegócio continue ocupando lugar de destaque no desenvolvimento do País”, afirma.

Para reforçar a importância do Censo Agropecuário, o IBGE criou um site temático, que reúne as principais informações sobre a pesquisa. Ele está disponível no endereço eletrônico https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/
 

Kadijah Suleiman com informações Agência IBGE Notícias (MTb 22.729 RJ)
Embrapa Gado de Corte

Telefone: 67 3368 2203

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

censo agropecuária 2017 ibge