25/09/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Embrapa avalia novos clones de cajueiro anão adaptados ao litoral Oeste do Ceará

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Cláudio Norões

Cláudio Norões - Produtores participam da avaliação de clones

Produtores participam da avaliação de clones

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza – CE) está selecionado novos clones de cajueiro anão adaptados ao litoral Oeste do Ceará. O experimento, em curso na cidade de Cruz, será apresentado a produtores e técnicos, em dia de campo, na próxima quinta-feira, 28, na localidade de Solidão. A programação contará com explicações sobre as vantagens do uso dos materiais selecionados, manejo da cultura e controle das principais doenças e pragas.

Na região, a Embrapa conduz dois experimentos de seleção de novos clones de cajueiro. Além da área em Solidão, com 25 clones implantados, um outro experimento está em curso no município, onde outros 12 clones – seis de cajueiro anão e seis de cajueiro gigante – estão em análise. A expectativa é que em três anos os pesquisadores selecionem os primeiros materiais recomendados para a região. Características como produtividade, qualidade da castanha, da amêndoa e do pedúnculo estão em avaliação.

A pesquisa participativa é realizada na região em parceria com produtores, que cedem a área e colaboram com a observação do desempenho dos materiais no campo. “A pesquisa participativa é mais sensível aos anseios dos produtores. Além disso, facilita a difusão dos novos clones nas localidades onde são testados”, explica o pesquisador Francisco Vidal.

Os experimentos fazem parte da quarta fase do Projeto de Melhoramento Genético do Cajueiro no Brasil, realizado pela Embrapa. Desde o início das ações, o programa já lançou 12 clones de cajueiro, adaptados às condições das áreas produtoras. Entre os atributos destes clones estão a resistência a doenças e o elevado potencial produtivo - com castanha e pedúnculo de qualidade para o consumo de mesa e processamento da polpa.

 

Serviço

Dia de Campo “Clone de cajueiro para o litoral Oeste do Ceará”

Data: quinta-feira, 28

Horário: 8h às 12h

Local: propriedade de José Carlos, Solidão, Cruz.

Verônica Freire (MTB 01225/JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Telefone: (085) 3391.7116

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cajucultura