26/09/17 |   Comunicação  Transferência de Tecnologia

Dia de Campo na TV terá grade 2018 formada com colaboração de UCs

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Há cerca de dez anos a programação do Dia de Campo na TV vem sendo construída a partir da chamada de temas via Edital anual. No entanto, o cenário econômico brasileiro que se coloca como um desafio, também nos oferece oportunidade de inovar, buscando alternativas a esse modelo. E, para 2018, a estratégia de concepção da grade de programação passa a contar com a colaboração de Unidades Centrais  (UCs).  

As secretarias de Comunicação (Secom) e de Negócios (SNE), bem como os departamentos de Transferência de Tecnologia (DTT) e de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) estão na base do comitê constituído pela Embrapa Informação Tecnológica para levantamento de temas e abordagens das matérias principais - antes indicadas apenas pelas Unidades Descentralizadas (UDs). Secom, DTT e DPD eram representados no antigo comitê de seleção, que atuava somente na etapa final da escolha dos temas enviados ao edital.

Agora, ao lado da equipe do Setor de Mídia Eletrônica (SME) da Embrapa Informação Tecnológica, que coordena a produção semanal do programa televisivo, as Unidades Centrais indicarão assuntos de relevância para a agenda institucional da Embrapa a serem, posteriormente, levados aos Núcleos de Comunicação (NCOs). Profissionais dos núcleos seguem respondendo pelos pré-roteiros e roteiros ao lado do corpo técnico de cada Unidade Descentralizada que atuou no desenvolvimento da tecnologia, produto, processo ou serviço (TPPS) em foco.

Objetivos

Um dos objetivos da nova dinâmica é conferir maior amplitude às abordagens. Ao mesmo tempo a ideia é otimizar tempo e custos e potencializar os trabalhos na etapa de captação de imagens. Dessa forma, se buscará organizar viagens por região, e, sempre que possível, programar captações de imagens nas proximidades do Distrito Federal, (onde estão as equipes de gravação – cinegrafistas e jornalistas -  da Embrapa Informação Tecnológica).

Para tanto, considerou-se contar com a perspectiva dessas Unidades Centrais como forma de identificar as prioridades de enfoque institucional, nacional e até global nas ações em desenvolvimento nos centros de pesquisa.  O comitê trabalhará num primeiro levantamento de temas e enfoques. Posteriormente, a lista será levada aos responsáveis técnicos e equipes de comunicação das respectivas Unidades, que devem atestar a viabilidade da produção televisiva proposta e o período para captação das imagens.Em boa parte dos casos, essas ações já visam mais de uma região do País, podendo ser adaptadas em outras. Iniciativas de largo interesse como a produção agroecológica, nos permite encontrar exemplos no Distrito Federal, mas com representatividade nacional. Este foi o caso do DCTV sobre Agroecologia: uma experiência de sucesso, veiculado por ocasião do congresso Latino-americano de Agroecologia realizado recentemente em Brasília.

O que não muda

Na proposta de programação da grade 2018 do DCTV está mantida a necessidade de validação, por instâncias técnicas (e público alvo), das TPPSs desenvolvidas pela Embrapa ou por Instituição parceira que deverão figurar como tema principal do programa televisivo. Está igualmente resguardada a abordagem  jornalística bem como o passo-a-passo e o detalhamento de impactos socioeconômicos e ambientais na cadeia produtiva focalizada.

Quadros

Bem avaliados pelas emissoras parceiras de veiculação nacional e bem aceitos pelo público do Canal do DCTV no YouTube, em especial, os quadros introduzidos desde 2016  continuam na grade do próximo ano, ao lado dos temas principais, promovendo maior visibilidade para as diversas ações e projetos desenvolvidos pelas Unidades.

A equipe do Setor de Mídia Eletrônica espera continuar contando com a parceria de colegas dos NCOs na produção do quadro de serviços Sempre em Dia e do Repórter em Campo. São bem-vindas sugestões de temas para o C&T em Debate e indicação de personagens para o Quem quer ser Cientista e receitas para o Na mesa.  O boletim Agência Embrapa de Notícias continua contando com a colaboração da Secom, quadro fixo ao lado do Minuto do Livro.

 

Valéria Cristina Costa (MTb. 15533/SP)
Embrapa Informação Tecnológica

Telefone: (61) 3448-4807

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

dctvcomunicação