27/09/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Pesquisadora fala sobre materiais de referência para laboratórios em evento internacional na capital paulista

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Gisele Rosso

Gisele Rosso -

A pesquisadora Ana Rita de Araujo Nogueira, da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP), é uma das palestrantes convidadas da 14ª Analítica Latin America, um dos principais pontos mundiais de encontro da indústria química e analítica, que ocorre nesta semana (26 a 28 de setembro), no São Paulo Expo Center, na zona sul da capital paulista. 

Com experiência na área de Química Analítica, a doutora em Química fala sobre “Materiais de Referência - necessidades e aplicações”, na quarta-feira (27), às 12h20. Ela vai apresentar uma visão geral dos materiais de referência existentes, seu desenvolvimento, aplicações e necessidades atuais. Os detalhes sobre o evento podem ser acessados no endereço http://www.analiticanet.com.br/pt.

O Congresso Analitica Latin America tem como principal objetivo a interação do meio acadêmico com o setor industrial. Além de palestras e mesas redondas, também conta com uma área de exposição de painéis, contemplando pesquisas em universidades, centros de pesquisas e indústrias como forma de disseminar informações e incrementar as interações acadêmico-industriais.

Ana Rita, que é representante da Embrapa no Comitê Consultivo da Rede Metrológica Química do INMETRO (REMEQ-I), integra o programa do Circuito do Conhecimento e Inovação da Feira - um tripé relacionamento, inovação e conteúdo que leva ao evento o que há de mais atual na química analítica e suas atuações. 

A Embrapa Pecuária Sudeste disponibilizou, há pouco menos de dois anos, Materiais de Referência (MR) para auxiliar no controle de qualidade de laboratórios agropecuários de todo o Brasil - padrões cujas composições são conhecidas com exatidão e assim testam a acurácia das análises laboratoriais, podendo ser dos mais diversos tipos, servindo para aferir a precisão e a qualidade de processos, equipamentos e instrumentos. 

Os MR são utilizados para garantir que medidas químicas feitas em diferentes lugares, por diferentes pessoas e em diferentes equipamentos possam ser comparados,  dessa forma assegurando resultados uniformes e confiáveis. 

Segundo Ana Rita, os materiais de referência são uma medida-padrão e a precisão de resultados é essencial para a segurança e o controle de qualidade dos produtos, principalmente, quando se trata de alimentos. 

Edilson Fragalle (MTB 21.837/SP)
Embrapa Pecuária Sudeste

Telefone: 16 3411-5704

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

materiais de referência