28/09/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação  Transferência de Tecnologia

Embrapa Mandioca e Fruticultura participa do Congresso Brasileiro de Fruticultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arlene Oliveira

Arlene Oliveira - Uma das visitas técnicas foi a uma fazenda de mamão

Uma das visitas técnicas foi a uma fazenda de mamão

A Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participou ativamente do XXV Congresso Brasileiro de Fruticultura que aconteceu de 11 a 15 de setembro em Porto Seguro, extremo sul da Bahia, simultaneamente à LXIII Reunião Anual da Sociedade Interamericana de Horticultura Tropical.
O tema central do evento foi Grandes Desafios, Ciência e Conhecimento para Inovação e teve como realizadores a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e a Embrapa, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal da Bahia e governo do Estado da Bahia.
Na solenidade de abertura, o chefe-geral Alberto Vilarinhos falou da importância da realização do congresso como fórum de divulgação e discussão de temas relevantes para a fruticultura brasileira. Mesmo em um ano difícil em termos de recursos, a participação da Embrapa Mandioca e Fruticultura foi expressiva. Nos minicursos oferecidos sobre “Fruticultura orgânica” e “Manejo da água na fruticultura”, participaram como instrutores Zilton Cordeiro, Tullio de Pádua, Eugênio Coelho e Mauricio Coelho Filho. Nas mesas-redondas “Citricultura: novos desafios”, “Pragas quarentenárias na fruticultura”, “Aplicações do controle biológico na horticultura” e “Horticultura ornamental” houve a participação dos pesquisadores Walter Soares, Francisco Laranjeira, Antonio Nascimento, Fernando Haddad, Janay Santos-Serejo, Aldo Trindade, Domingo Haroldo Reinhardt (1º vice-presidente do evento) e Arlene Gomes (2º vice-presidente) como palestrantes ou moderadores.
No estande sob a supervisão de Augusto Moura e Caroline Barbosa, analistas do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia, foram expostos o abacaxi BRS Imperial e as bananas BRS Princesa, BRS SCS Belluna e BRS Platina e publicações recém-lançadas, como os livros “O Agronegócio da Banana” e “Descritores morfoagronômicos ilustrados para Passiflora spp.”
Objetivando a aplicação de um questionário, a degustação do abacaxi BRS Imperial pelo público demonstrou grande aceitação pelos consumidores, que levaram as mudas da exposição para multiplicar em suas propriedades. Também foi realizada degustação e avaliação de aceitação de uma linhagem de mamão que a Unidade pretende lançar nos próximos anos.
Houve ainda o lançamento do livro “Maracujá – do cultivo à comercialização”, editado pelos pesquisadores Tatiana Junghans e Onildo Jesus, e do “Sistema orgânico de produção de abacaxi”, produto da parceria com a empresa Bioenergia Orgânicos, localizada em Lençóis, na Chapada Diamantina.
No último dia foram realizados dias de campo em fazendas de cultivos de mamão, cupuaçu, açaí, coco anão e pimenta-do-reino em Eunápolis e Porto Seguro. Os congressistas visitaram ainda um packing house (casa de embalagem) de mamão, uma agroindústria de polpas de cupuaçu e açaí e um secador de pimenta do reino.
Foram submetidos ao CBF 620 trabalhos técnicos científicos e houve a participação de pesquisadores nacionais e estrangeiros, além de produtores, estudantes, professores e representantes de indústrias da área. Em reunião da Sociedade Brasileira de Fruticultura, presidida pelo presidente Almy Junior, ficou definido que Petrolina e Juazeiro vão abrigar o próximo congresso, sob a coordenação da Embrapa Semiárido (Petrolina, PE).

Colaboração: Arlene Oliveira

Léa Cunha (DRT-BA 1633)
Embrapa Mandioca e Fruticultura

Telefone: (75) 3312-8076

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

eventofruticulturacongresso