28/09/17 |   Agricultura familiar  Produção animal  Segurança alimentar, nutrição e saúde  Transferência de Tecnologia

Dia de Campo do Leite terá estação com aplicativos de celulares  para facilitar a administração da propriedade

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Os Apps Roda Reprodutiva e Pastejando serão apresentados via celular no Dia de Campo do Leite. A Roda Reprodutiva já poderá ser baixada pelos usuários, enquanto que o Pastejando estará disponível para testes.

Os Apps Roda Reprodutiva e Pastejando serão apresentados via celular no Dia de Campo do Leite. A Roda Reprodutiva já poderá ser baixada pelos usuários, enquanto que o Pastejando estará disponível para testes.

    O Dia de Campo do Leite, preparado tradicionalmente no segundo semestre do ano pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) vai focar, nesta edição, na adoção das Boas Práticas Agropecuárias pelo setor leiteiro. O evento marcado para acontecer no dia 4 de outubro, durante todo o dia, na Estação Experimental Terras Baixas, em uma das bases físicas da Embrapa, localizada no Capão do Leão,RS, conta com a estrutura de seis estações técnicas.

    As estações técnicas irão mostrar o que há de novidades na pesquisa agropecuária que apoiam o desenvolvimento das Boas Práticas Agropecuárias. A segunda estação Roda da Reprodução e Planejamento Forrageiro, mostra em  primeira mão aos produtores leiteiros dois aplicativos para serem utilizados na administração de uma propriedade leiteira. Um deles, é o Pastejando, um aplicativo (app) para smartphones com sistema operacional Android que calcula a necessidade de consumo de matéria seca (MS) do rebanho, a oferta de MS da propriedade, além de localizar áreas de plantio das forrageiras, utilizando-se de recursos gráficos e estatísticos para demonstrar dados úteis, como os períodos do ano em que haverá falta, atendimento ou sobra de pasto, facilitando o planejamento forrageiro do produtor de leite. O aplicativo surgiu como um dos resultados do projeto PROTAMBO em parceria com a Faculdade de Ciência da Computação da Universidade Federal de Pelotas e com a empresa júnior pré-incubada Hut8. O analista Sergio Bender e o graduando em Computação Nicolas Araújo vão demonstrar o uso da ferramenta, que está em fase final de testes. Inclusive, neste Dia de Campo serão escolhidos alguns produtores interessados em participar da última fase de experimentação do serviço. 

    Já o segundo aplicativo  a ser mostrado é o Roda da Reprodução, uma ferramenta que vai alertar o produtor para fazer um melhor controle reprodutivo no seu rebanho, ao avisar quais são os animais que precisam ser inseminados e qual a época em que esses animais irão parir. Esta ferramenta também é usada para smartphones com sistema operacional Android e já está disponível para ser baixado nos celulares. Este aplicativo foi desenvolvido pela Embrapa, através das unidades Pecuária Sudeste (São Carlos,SP) e Informática Agropecuária (Campinas,SP).
  
 

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Telefone: (53) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/