05/10/17 |   Transferência de Tecnologia

Guia prático sobre montagem do Irrigador Solar está disponível na internet

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Desde que o primeiro protótipo do irrigador solar foi apresentado na 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada em julho de 2015, em São Carlos (SP), o físico Washington Luiz de Barros Melo vem implementando melhorias na tecnologia e nos manuais de instrução.

A ação mais recente já está disponível no canal da Embrapa no youtube, é um guia rápido sobre a montagem do irrigador, produzido pelo próprio pesquisador. Publicado no final da tarde do dia 3, o guia explicativo sobre a montagem da tecnologia simples e de baixo custo já foi visualizada mais de 1.200 vezes. 

Nesses dois anos, a tecnologia já foi visualizada mais de 84 mil vezes na página da Embrapa na web, além de vários outros endereços, ganhou adaptações na forma de montagem, com a redução de peças para torná-lo mais prático, o manual de instruções foi reeditado algumas vezes, tornou-se atração em feiras e eventos voltados para a agropecuária e ensino, motivou várias oficinas e conquistou adeptos pelo Brasil afora.

Pesquisador da Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), Melo idealizou a produção do vídeo, atuou como roteirista, redator, editor e locutor. Mas teve também o apoio do Núcleo de Comunicação Organizacional do Centro de Pesquisa.

O físico conta que o vídeo foi produzido por blocos para facilitar a edição. “A ideia era produzir uma vídeoaula com todos os detalhes dos passos da montagem, mas para adiantar as informações, optei no momento, por um guia rápido para montar o equipamento. É mais simples e ágil, de fácil compreensão, sem entrar nas particularidades da montagem. Por último, resolvi legendar todas as explicações, pensando na acessibilidade”, diz.

A produção de uma videoaula enfocando os detalhes mínimos da construção do irrigador solar está nos planos do pesquisador. A ação também será publicada na página da Embrapa no youtube em breve.

O guia chamou a atenção do professor Anderson Rodrigues, da escola SESI Reitor Miguel Calmon, no bairro do Retiro, em Salvador (BA). A escola é uma unidade do Serviço Social das Indústrias (SESI). “A Embrapa sempre apresentando soluções simples e muito eficiente. Vou usar esse vídeo como referência para a minha disciplina de Geografia e Oftec – Oficina de Tecnologia” - publicou no espaço dedicado a comentários públicos, logo abaixo do vídeo.

 

Tecnologia

O irrigador solar é automático, não usa eletricidade e ainda pode ser feito com materiais reutilizados. O equipamento poderá ajudar de pequenos produtores a jardineiros amadores a manter seus canteiros irrigados automaticamente pelo método de gotejamento. Para isso, utiliza um princípio simples da termodinâmica, a de que o ar se expande quando aquecido.

As vantagens do irrigador caseiro são várias. Trata-se de um sistema automático sem fotocélulas e que não demanda eletricidade, pois depende somente da luz solar, o que torna sua operação extremamente econômica. Ele promove também economia de água, pois utiliza o método de gotejamento para irrigar evitando desperdício do recurso.

A versatilidade do equipamento também é grande. A intensidade do gotejamento pode ser regulada por meio da altura do gotejador e o produtor pode colocar nutrientes ou outros insumos na água do reservatório para otimizar a irrigação.

Joana Silva (MTB 19554)
Embrapa Instrumentação

Contatos para a imprensa

Telefone: (16) 2107 2901

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

irrigador-solarembrapaguia-praticovideosesiyoutube