06/10/17 |   Geotecnologia

Equipe apresenta trabalhos em evento internacional sobre sistemas de suporte a decisões na agricultura

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Embrapa

Embrapa - Estudo realizado com base nos dados disponíveis no Cadastro Ambiental Rural foi um dos temas abordados.

Estudo realizado com base nos dados disponíveis no Cadastro Ambiental Rural foi um dos temas abordados.

A supervisora do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) da Embrapa, Lucíola Magalhães, e o analista Carlos Alberto de Carvalho participaram, entre os dias 27 e 30 de setembro, da I International Conference on Agro BigData and Decision Support Systems in Agriculture, evento realizado em Montevidéu, no Uruguai.

O evento tratou de sistemas de apoio à tomada de decisões na agricultura, criados a partir da combinação de modelos, bases de dados e algoritmos. O tema central, debatido na conferência, foi o desafio de transformar a grande quantidade de dados disponíveis em informações úteis para a tomada de decisões nos diferentes segmentos do setor agropecuário e florestal.

Lucíola Magalhães apresentou o trabalho “Gathering spatial data on social vulnerability in Brazil”, que trata da plataforma web desenvolvida para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com o objetivo de oferecer informações territoriais sobre a cobertura dos seus programas sociais. A tecnologia permite o cruzamento de informações provenientes de diferentes bases de dados sobre insegurança alimentar e sobre os diversos programas implementados pelo MDS, como o Cisternas, Fomentos, Aquisição de Alimentos, Banco de Sementes e Cestas de Alimentos.

Já o analista do Gite Carlos Alberto de Carvalho abordou a contribuição da agricultura para a preservação da vegetação nativa no Brasil avaliada com base nos dados disponíveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR) ao apresentar o trabalho “Number, Maps and Facts: Agriculture leads environmental preservation”. A apresentação deu ênfase aos desafios computacionais e de geoprocessamento enfrentados ao lidar com um banco de dados espacial de grandes proporções, como é o caso do CAR.

De acordo com Lucíola Magalhães, a participação no evento possibilitou a oportunidade de conhecer trabalhos que vêm sendo desenvolvidos em outras instituições da América Latina sobre o uso de novas tecnologias no desenvolvimento de sistemas para suporte à decisão.

 

Graziella Galinari (MTb 3863/PR)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Telefone: (19) 3211-6214

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

carmds