06/10/17 |   Agricultura familiar

Governo do Piauí apresenta o projeto Fertmóvel

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Fernando Sinimbu

Fernando Sinimbu - A apresentação do Fertmóvel atraiu a atenção de técnicos e pesquisadores.

A apresentação do Fertmóvel atraiu a atenção de técnicos e pesquisadores.

 O Projeto Fertmóvel, um laboratório móvel para análise de solo desenvolvido pela Embrapa, no Rio de Janeiro, foi apresentado na manhã desta sexta-feira 06, pelo Governo do Estado do Piauí, em solenidade no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR). A ideia é beneficiar 6.400 produtores rurais na capital e no interior do Estado. O investimento inicial é superior a R$ 1 milhão.

Pelo projeto apresentado, em dois anos o Fertmóvel deve trabalhar pelo menos 24 mil análises de fertilidade de solo, em todo as regiões do Piauí. Segundo o agrônomo Múcio Mallan, que está adaptando o projeto no Estado e fez a apresentação, o atendimento aos agricultores será feito em 13 bases, cujos municípios concentram a produção agrícola piauiense. As ações efetivas começam em 2018.

A dinâmica do Fertmóvel, na versão do Piauí, terá dois carros equipados, tipo furgão, que percorrerão os municípios recolhendo amostras  para posterior análise e emissão de  laudos técnicos de correção de solos, como recomendações de adubação e calagem. A Embrapa Solos e a Embrapa Meio-Norte serão parceiras na ação capacitando técnicos do Emater nas etapas de coleta, preparo de amostras e nas análises de laboratório.

Ao falar na solenidade que foi presidida pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, o chefe-geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, disse que a instituição trabalha para se aproximar dos produtores rurais, por meio de uma agenda positiva de pesquisa e  transferência de tecnologias, com ações que buscam principalmente alcançar os pequenos agricultores.

Ele lembrou que essa parceria ainda está sendo formalizada juridicamente entre a Embrapa e o Governo piauiense. O Fertmóvel foi apresentado a técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Rural, pesquisadores e a convidados de instituições estaduais e federais.  Além da Embrapa, são parceiros do Governo do Estado no projeto a Universidade Estadual do Piauí e o Emater.

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Telefone: (86) 3198-0518

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

agricultura familiarfertmóvelsolosanálises