18/10/17 |   Manejo de Recursos Hídricos

Curso de cálculo de pegada hídrica tem novo prazo de inscrição

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Uma boa notícia para quem quer aprender a fazer o cálculo de pegada hídrica para produtos de origem animal. O prazo para inscrição no curso que ocorrerá entre 22 e 24 de novembro, com 20 horas de aulas teóricas e práticas, na Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), foi ampliado.

Pesquisadores, profissionais e estudantes de pós-graduação que atuam na área de gestão ambiental das atividades agropecuárias e agroindustriais edemais interessados em participar têm até o dia 3 de novembro para acessar o sitehttp://conveniar.faped.org.br/eventos/ e fazer a inscrição, no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais).

São 20 vagas disponíveis, com seleção prévia de participantes, baseada na formação acadêmica nas áreas das ciências agrárias e ambientais, experiências profissionais e área de atuação atual, além das respostas aos questionamentos na ficha de inscrição.

Coordenado pelo pesquisador Júlio Palhares, o evento é uma oportunidade única de aprender como melhorar a eficiência hídrica dos produtos de origem animal e avaliar a sustentabilidade da atividade com relação ao uso da água.
A pegada hídrica é definida como o volume de água consumido, direta e indiretamente para se chegar ao produto. O cálculo e avaliação da pegada se propõe a ser uma ferramenta analítica, auxiliando no entendimento de como o produto se relaciona com a demanda e a escassez hídrica.

Esse cálculo pode contribuir na geração de conhecimento a fim de manejar os recursos hídricos nas atividades agropecuárias e agroindustriais. Sua essência é a mesma desenvolvida pelas pegadas ecológica e de carbono, entender os sistemas de produção como elos de uma cadeia produtiva, que se inicia na geração de insumos e termina na oferta de produtos ao consumidor.

 

colaborou: Edilson Fragalle
Embrapa Pecuária Sudeste

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pegada hídricacursocálculo de pegada hídricacursos e eventos