23/10/17 |   Comunicação

Começa a 17ª Edição do Programa Embrapa & Escola na Embrapa Uva e Vinho

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Viviane Zanella

Viviane Zanella - Uvalino e Frutalino, mascotes do Programa, recebem as crianças

Uvalino e Frutalino, mascotes do Programa, recebem as crianças

De 23 a 27 de outubro, mais de mil crianças dos quartos e quintos anos da rede pública e privada de Bento Gonçalves estarão circulando pela Sede da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).

Com o tema “A Matemática está em Tudo”, a programação integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, e apresenta de, forma prática, como a matemática sempre está presente no dia a dia de todos e é fundamental para o desenvolvimento de diversas pesquisas. Ao longo do passeio, que dura um turno, os estudantes irão passar por diferentes estações do conhecimento, que abordam áreas como Análise Sensorial, Fitopatologia e Estatística, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Biologia Molecular, Entomologia e Estação Meteorológica.

Silvana Buriol, analista e coordenadora do Embrapa Escola na Embrapa Uva e Vinho, comenta que quando soube do tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ficou um pouco apreensiva, pois não sabia como mostrar a matemática de forma interessante para as crianças. “Fui surpreendida positivamente. Primeiro porque tivemos muita procura por parte da equipe de pesquisa para a montagem das Estações do Conhecimento, pois afinal a matemática está super presente na pesquisa  e na ciência. Depois, pela rapidez no preenchimento das vagas para as visitas e agora, durante o evento, por constatar o interesse e participação das crianças com os temas propostos em volta da matemática", avalia.

A empolgação dos pequenos pode ser acompanhada do início ao final da visita, seja no Laboratório de Análise sensorial, ao degustarem, compararem o suco integral e o néctar de uva e acompanharem os resultados estatísticos relacionados às respostas, seja na estação de Fitopatologia e Estatística, na qual aprendem a treinar os olhos para driblar a ilusão de ótica e identificar o índice de severidade das doenças nas folhas das videiras. Já na estação de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, as crianças aprendem a usar as coordenadas geográficas e os conceitos de latitude, longitude e altitude. Também relacionada a esse tema, está a Estação Meteorológica, onde elas conhecem  os principais equipamentos utilizados na meteorologia, como o anemômetro, termômetro, pluviômetro e higrômetro e sua utilidade.

Na estação da Biologia Molecular o conceito apresentado pelos pesquisadores é o do genoma da videira, o qual é comparado a uma biblioteca e suas estantes e prateleiras, cheios de livros, relacionando-os aos conceitos de cromossomos, genes e características das uvas, como cor, sabor e até presença ou ausência de sementes. Ao visitarem a estação de Entomologia, os estudantes se aproximam do curioso e complexo mundo das formigas, através de um formigueiro instalado dentro da Biblioteca da Unidade de pesquisa. Lá eles conhecem o ciclo de vida e alimentação dos insetos.

As professoras que acompanham as crianças também aprendem e curtem junto o projeto Embrapa Escola. Camila Quiosse Vilanova, professora da Escola Estadual José Farina em Bento Gonçalves, acompanha os estudantes já há cinco edições do evento, e comenta que a cada edição são apresentadas novidades. “Mudam de técnicas e as crianças vão aprendendo coisas novas. Depois levamos para sala de aula. Quando a gente divulga esse trabalho, os alunos já se mostram bem interessados em vir para a visita." Já Luana Bassani, professora da mesma escola participou pela primeira vez do evento. "Está muito interessante, pois os alunos estão recebendo várias informações que eles não conheciam. Pretendo trazer nos próximos anos porque vi que as crianças gostaram bastante."

Já para as crianças, tudo é uma grande festa e não existe uma Estação do Conhecimento favorita: eles se dividem. Para a aluna Vitória Strapasson, 10 anos, o ponto alto do passeio foi a degustação de suco. "Gostei mais da área de Análise Sensorial, onde a gente analisou os sucos. Preferi mais o que não é tão natural, o néctar, que é mais doce". Camila Novis, 12 anos, ficou encantada com as formigas e a forma como administram o formigueiro. "Achei muito interessante que a rainha coloca ovos se tiver muita comida e, se não tiver muita comida, ela coloca poucos ovos."

O Embrapa & Escola é uma ação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, desenvolvida por suas unidades em todo o país. Entre seus objetivos está promover a aproximação entre Embrapa e estabelecimentos de ensino, repassando aos estudantes e professores informações sobre o trabalho desenvolvido pela Empresa. Em Bento Gonçalves, neste ano o evento tem o apoio da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Isabela e Tecnovin.

Maria Francisca Canovas de Moura (7168 DRT/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: 54-34558120

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens