25/10/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Feira do Conhecimento recebe tecnologias da Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) apresentará inovações tecnológicas para a agricultura e agroindústria brasileiras durante a Feira do Conhecimento, evento realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), de 26 a 29 de outubro, das 10h às 21h, no Centro de Eventos do Ceará. A ação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017.

Nos quatro dias da feira, o público poderá visitar uma mostra de tecnologias na Unidade Móvel de Transferência de Tecnologia Agroindustrial, um caminhão instalado no espaço destinado aos estandes. Nesta quinta, dia 26, a partir das 10 horas, a Unidade promove um Painel de Inovações no espaço Café com Ciência. Pesquisadores apresentarão os resultados de três pesquisas: o uso de hidrogel e biocarvão para reduzir o consumo de água na agricultura; um sistema de captura de compostos voláteis e estudos com cactáceas e espécies arbóreas no semiárido. Confira em detalhes as inovações:

Hidrogel e biocarvão economizam água na agricultura

Experimentos realizados pela Embrapa Agroindústria Tropical mostraram que enquanto um cajueiro cultivado no método tradicional consome 110 litros de água por ano, a mesma árvore no substrato contendo 1kg de biocarvão passa a consumir 70 litros, no mesmo período. O tratamento com hidrogel é ainda mais eficiente. Com 20 gramas do produto, o consumo de água é reduzido a menos da metade: 50 litros por ano. O hidrogel é um polímero capaz de reter água no solo. Já o biocarvão, que também apresenta a capacidade de reter umidade, é um carvão produzido a partir de uma fonte biológica, como a casca de coco verde.

Armadilha de cheiros

Pesquisadores da Embrapa desenvolveram um sistema para capturar compostos voláteis no meio-ambiente. Com o uso do método, é possível preservar os compostos como se apresentam na natureza por até uma semana, o que permite o transporte para o laboratório onde são realizadas as análises. A forma convencional exige a retirada da inflorescência ou parte da planta que contém o composto e seu transporte para o laboratório em baixa temperatura.

Uso de cactáceas e plantio de espécies moveleiras no semiárido

No Brasil ocorrem cerca de 230 espécies de cactáceas, como mandacaru, xique-xique e coroa de frade -  plantas rústicas e bastante resistentes à estiagem. A Embrapa realiza estudos voltados para a multiplicação, caracterização morfológica e molecular das cactáceas, bem como para o desenvolvimento de produtos ornamentais e para a produção de biofibras. Os estudos são uma forma de preservar essas espécies cada vez mais ameaçadas com a degradação da Caatinga.

Em outra frente, a Embrapa obteve resultados promissores para a exploração de florestas plantadas no semiárido. A empresa avalia 42 espécies arbóreas no município de Acaraú, na região Noroeste do Ceará. O objetivo do estudo é buscar soluções para o principal, dilema do oitavo polo moveleiro do País, instalado no Município de Marco, vizinho de Acaraú: a distância dos principais produtores de matéria-prima, que compromete a competitividade das indústrias da região.

Saiba mais:
Durante quatro dias, a feira vai reunir academia, empresas, governo e comunidade mostrando o conhecimento produzido no Estado, apresentando o Ceará como indutor e catalisador da transferência de ciência e tecnologia. Serão mais de 90 expositores das áreas de startups e empreendedorismo, inclusão digital, ensino superior e profissional, educação à distância, empresas de tecnologia da informação, energia, águas e clima, popularização da ciência, cultura e governo.

A programação, totalmente gratuita, contará com palestras, oficinas, maratonas e atividades diversas como robótica, jogos analógicos e digitais, física, química, biologia, matemática, fotografia, dentre outros. A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas, entre jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.

Verônica Freire (MTB 01225 JP)
Embrapa Agroindústria Tropical

Telefone: (85) 3391.7116

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

semana nacional de ciência e tecnologia