25/10/17 |   Biotecnologia e biossegurança  Transgênicos

Embrapa promove curso para desenvolvimento de produtos biotecnológicos

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Claudio Bezerra

Claudio Bezerra - O mercado para produtos biotecnológicos é um dos mais promissores no Brasil.

O mercado para produtos biotecnológicos é um dos mais promissores no Brasil.

Evento, coordenado pela pesquisadora Fatima Grossi, é voltado a estudantes de pós-graduação e acontece no período de 23 a 31/10.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove no período de 23 a 31 de outubro de 2017 o curso “Desenvolvimento de produtos biotecnológicos”. O objetivo é capacitar 15 estudantes de pós-graduação na identificação de sistemas de produção e seleção de estratégias de purificação de proteínas recombinantes para geração de produtos geneticamente modificados (GM) de interesse para o agronegócio brasileiro. O curso habilita também os participantes na elaboração de metodologias para produção de produtos biotecnológicos em sistemas heterólogos (organismos que apresentam diferenças na origem ou estrutura de seus elementos de formação), além de apresentar os processos regulatórios e patentários para bioprodutos no Brasil.

O conteúdo programático do curso, coordenado pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Fatima Grossi, conta com aulas teóricas e práticas. A parte teórica abrange os seguintes tópicos: biotecnologia e bioprodutos: perspectivas no Brasil e no mundo; regulação da expressão gênica em procariotos e eucariotos; avanços na engenharia genética; expressão de proteínas em sistema heterólogos: vantagens  e desvantagens dos diferentes métodos utilizados; expressão de proteínas em bactérias, leveduras, plantas, animais e células de mamíferos e insetos; técnicas de purificação de proteínas; processos regulatórios para liberação de bioprodutos e processos patentários.

Nas aulas práticas, os participantes aprendem a expressar, extrair e purificar proteínas em bactérias.

Mercado para produtos biotecnológicos está em expansão no Brasil: Embrapa é uma das protagonistas

O Brasil desponta como uma das maiores apostas do mercado mundial de biotecnologia. É cada vez mais frequente empresas estrangeiras buscarem parcerias com nacionais e direcionarem investimentos para o setor no país. A biotecnologia brasileira vem se destacando em cinco principais áreas: saúde humana, saúde animal, agricultura e meio ambiente, insumos e bioenergia.

Em tese de doutorado recentemente defendida (setembro/2017) na Universidade de Brasília (UnB), a pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Luciana Harumi constatou que a Embrapa é a única instituição brasileira entre as dez principais depositantes de patentes na área de biotecnologia agropecuária no Brasil. A Empresa ocupa o sexto lugar no ranking dos principais depositantes de pedidos de patente no setor agrobiotecnológico, com 11 documentos publicados no período de 2010 a 2016. Nesse mesmo período, a Dow Agrosciences, líder do ranking, depositou 76 pedidos no Brasil.

Fernanda Diniz (MTb 4685/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4768

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

biotecnologiacursoscursos-e-eventos