16/11/17 |

Pesquisador é reconhecido pela atuação no estabelecimento da internet no Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: RNP

RNP -

O pesquisador e chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, recebeu o diploma “Construtor da Internet.br”, concedido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A homenagem foi prestada ao grupo de 41 pessoas que contribuíram para o estabelecimento da internet no Brasil entre 1988 e 1993.
Durante esse período, Miranda trabalhou no projeto internet da Eco-92, Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, RJ. Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), a Agência Estado e a RNP, o pesquisador atuou para estabelecer listas de discussões e uma rede de comunicação no evento. Eram 96 computadores conectados. “Um feito para a época!”, comemora Miranda. Para a ação, foi utilizado o Alternex, primeiro provedor de acesso brasileiro para pessoas físicas.
No final dos anos 1980, a internet no Brasil ainda era incipiente. À frente da Embrapa Monitoramento por Satélite, criada em 1989, Miranda colocou o centro de pesquisa em conexão com a rede mundial de computadores, via rádio, pela RNP. Na época, isso permitiu a participação em listas de discussões e a troca de conhecimento científico com pessoas em outros países. “Na década de 1990, nossa Unidade já respondia por 90% do tráfego de dados na Embrapa”, lembra Miranda.
O pesquisador estende a homenagem à equipe que o apoiou na iniciativa. “Compartilho essa honraria com todos os colegas da Empresa e, em particular, com aqueles, como o colega Carlos Paniago, com quem enfrentamos desafios, procrastinações e incompreensões, quando liderávamos esse processo em nossa Unidade recém-criada”, reconhece.
Para ler mais sobre o Prêmio e saber quem foram os outros homenageados, clique aqui.

 

Alan Rodrigues (MTb JP/CE 2625)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Vivian Chies (MTb 42643/SP)
Embrapa Monitoramento por Satélite

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

homenageminternet no brasileco-92