28/11/17 |   Florestas e silvicultura  Transferência de Tecnologia  ILPF  Código Florestal

Projeto Biomas realiza dia de campo na Amazônia

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Embrapa

Arquivo Embrapa - Área experimental do Projeto Biomas no Pará

Área experimental do Projeto Biomas no Pará

O uso da árvore na propriedade para preservar e produzir é o foco do Projeto Biomas, desenvolvido pela Embrapa e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nos seis biomas brasileiros. Na Amazônia, o projeto apresenta seus resultados em dia de campo, nesta quinta-feira, 30 de novembro, em São Domingos do Araguaia, região sudeste do Pará.

No evento, direcionado a técnicos da extensão rural, produtores, professores e estudantes das áreas de ciências agrárias, serão apresentados resultados de pesquisa com integração lavoura-pecuária-floresta, sistemas agroflorestais, além de plantios homogêneos de espécies nativas e exóticas à região. As ações de pesquisa testam o uso da árvore nas propriedades rurais, tanto com a finalidade de recuperação de áreas degradadas, quanto para seu uso em sistemas produtivos consorciados.

Ações no campo fortalecem a legislação

Na fazenda Cristalina, em São Domingos do Araguaia, região sudeste paraense, a equipe do Biomas na Amazônia acompanha 22 experimentos, testando e validando o plantio de árvores como componente produtivo dentro da propriedade para obtenção de retornos econômicos, sociais e ambientais. A rede de pesquisa envolve profissionais de seis Unidades da Embrapa, além de cinco instituições de ensino e universidades de diversas regiões do Brasil.

O pesquisador Alexandre Mehl Lunz, da Embrapa Amazônia Oriental e coordenador regional do projeto, conta que os trabalhos são desenvolvidos em áreas de produtor e os resultados estão abertos ao segmento produtivo da região. Esses resultados convergem para o fortalecimento do Código Florestal Brasileiro ao propor o uso da árvore em Áreas de Reserva Legal (ARL), Áreas de Sistema Produtivo (ASP) e Recuperação de Áreas Degradadas (RAD).

Claudia Rabello, coordenadora executiva do projeto no âmbito nacional, ressalta que o Biomas já oferece resultados que contribuem com a adequação ambiental das propriedades rurais em atendimento ao Código Florestal. “Já estão acontecendo os cursos para elaboração dos Programas de Regularização Ambiental, os PRAs, em todos os biomas brasileiros”, exemplifica.

Sobre o Projeto Biomas – O Projeto Biomas é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sendo desenvolvido nos seis biomas brasileiros. O Projeto Biomas tem o apoio do Sebrae, Senar, Monsanto, John Deere e BNDES.

Serviço:

IV Dia de Campo do Biomas – Amazônia

Data: 30/11  -  Hora: 8h30 às 12h

Local: Fazenda Cristalina, Rodovia BR-230 (Transamazônica), Km 75 (sentido Marabá – Palestina do Pará). São Domingos do Araguaia. Há placa de identificação do Projeto Biomas na entrada da fazenda. 

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Telefone: (91) 3204-1200 / 99110-5115

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

ilpfprojeto biomassaf