28/11/17 |   Estudos socioeconômicos e ambientais  Segurança alimentar, nutrição e saúde

Evento mostra os desafios da agropecuária nordestina

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: NCO/Embrapa Meio-Norte

NCO/Embrapa Meio-Norte - O pesquisador Daniel Vidal Perez destacou a importância do programa Interlaboratorial de Controle de Qualidade de Análise de Solo.

O pesquisador Daniel Vidal Perez destacou a importância do programa Interlaboratorial de Controle de Qualidade de Análise de Solo.

 A IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo (IVRNCS) recomeça nesta quarta-feira 29, às 7:45 horas, com a conferência Pronasolos – Perspectiva e Contribuição para o Nordeste Brasileiro. A conferencista será a pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, chefe geral da Embrapa Cocais (São Luís, MA). Em seguida, acontece a mesa redonda Ciência do Solo para a Agropecuária no Semiárido Brasileiro, com palestras dos pesquisadores Paulo Ivan Fernandes Júnior – Embrapa Semiárido (Petronina, PE), Aldrin Martin Perez Marin – INSA e Maria Sonia Lopes da Silva – Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ).

À tarde, a partir das 14 horas, mais uma mesa redonda fechando a programação do dia: Ciência do Solo para a Agropecuária nos Tabuleiros Costeiros e Agreste. Serão palestrantes os pesquisadores Alexandre Campelo de Oliveira – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Edson Patto Pacheco – Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE) e William Natale – Universidade Federal do Ceará. Logo depois haverá apresentações de trabalhos, oral e em pôsteres, e uma reunião da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), regional Nordeste.

Desafios, oportunidades e o Fertmóvel
Nesta terça-feira 28, o segundo dia do evento, que reúne cerca de 500 pessoas entre cientistas, professores, estudantes, técnicos e produtores rurais de toda a região, começou precisamente às 8 horas, com o seminário Desafios e Oportunidades para Laboratórios de Análises de Solos no Nordeste Brasileiro.

O primeiro palestrante foi o pesquisador Daniel Vidal Perez, chefe geral da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ). O tema foi Programa Interlaboratorial de Controle de Qualidade de Análise de Solo – Laboratórios do Nordeste de novas Tecnologias.

Demandas de Análise de Solos – Visão da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí, foi o tema da segunda palestra feita pelo agrônomo e professor Múcio Mallan. Ele  destacou um projeto em parceria com a Embrapa para implantar no Estado o Fertmóvel, um laboratório móvel de análise de solos para atender principalmente os agricultores familiares.

Uma mesa redonda e um seminário marcaram a programação do evento à tarde. O tema da mesa redonda foi Ciência do Solo paqra a Agricultura em Região de Fronteira Agrícola no Nordeste. Falaram o presidente da Aprosoja-PI, Altair Domingos Fianco, e os pesquisadores Glênio Guimarães Santos, da Universidade Federal do Ceará e Álvaro Vilela de Resende, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).

O seminário, com o tema Sustentabilidade nos Sistemas Agrícolas no Nordeste, foi desenvolvido com duas palestras: Biodiversidade do Solo – Recursos Genéticos para a Produção Sustentável e Qualidade Ambiental, com a professora da Universidade Federal de Lavras e presidente da SBCS, Fátima Maria de Souza Moreira; e Recuperação de Áreas Degradadas como Alternativa Econômica, feita pelo professor Adeodato Arí Cavalcante Salviano, da Universidade Federal do Piauí e Fundação Agente.

Com o tema Uso Sustentável do Solo para Segurança Alimentar no Nordeste Brasileiro, a reunião vai até o dia 30 deste mês, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel. A IVRNCS (https://www.embrapa.br/meio-norte/rncs) é uma realização da Embrapa Meio-Norte, universidades Federal e Estadual do Piauí, Instituto Federal de Educação do Piauí e Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Núcleo Regional do Nordeste). O evento tem o apoio do Governo do Piauí, CNPq, CAPES, Aprosoja, Terra Brasileira, Banco do Nordeste e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí ( FAPEP).

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Telefone: (86) 3198-0518

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pesquisaciênciareuniãosolosivrncsagropecuária