29/11/17 |   Estudos socioeconômicos e ambientais  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Conferências e minicursos fecham o último dia da IVRNCS

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: NCO/Embrapa Meio-Norte

NCO/Embrapa Meio-Norte - A pesquisadora Maria de Lourdes Brefin falou da importância do programa Pronasolos para o Nordeste.

A pesquisadora Maria de Lourdes Brefin falou da importância do programa Pronasolos para o Nordeste.

O último dia da IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo IVRNCS), nesta quinta-feira 30, em Teresina, terá uma programação movimentada. São duas conferências, uma mesa redonda e oito minicursos. Pela manhã, a partir das 7:45 horas, o professor Nildo da Silva Dias, da Universidade Federal Rural do Semiárido (Mossoró/RN), faz a conferência Diagnóstico de Áreas Afetadas por Sais e Qualidade da Água para Irrigação.

Às 8:45 horas, é a vez de José Aparecido Donizeti Carlos, técnico da empresa Sementes Piraí (Piracicaba/SP), falar sobre Adubação Verde e Plantas de Cobertura. Em seguida, começa a mesa redonda Educação em Solos no Nordeste Brasil que terá palestras dos professores Cristine Carole Muggler (Universidade Federal de Viçosa), Cleire Lima Costa Falcão ( Universidade Estadual do Ceará) e Valdomiro Severino de Souza Júnior (Universidade Federal Rural do Semiárido).

MINICURSOS

À tarde, a partir das 14 horas, serão desenvolvidos os minicursos. No Blue Tree Towers Rio Poty Hotel, onde está acontecendo o evento, a programação prevê os minicursos Geoestatística básica (Sammy Sdney Rocha Matias – UESPI), Introdução a modelagem da dinâmica da matéria orgânica do solo (Rita de Cássia Alves de Freitas – IFPI e Djalma Junior de Almeida Tavares Souza –UFPb), Manejo de solos afetados por sais em áreas irrigadas (Carlos José Gonçalves de Souza Lima – UFPI), Mecanismo de garantias da qualidade orgânica (Adriana Chagas Barreto – MAPA) e Técnicas de apresentação em público (Cácio Luiz Boechat – UFPI).

Já na sede da Embrapa Meio-Norte, serão desenvolvidos os minicursos Análises de trocas gasosas em plantas utilizando o IRGA- Infra-Red Gas Analyzer (Francisco Gustavo Carvalho de Sousa – Embrapa), Métodos de estudos da dinâmica de raízes no solo (Rafael Felippe Ratke – UFPI) e Segurança em laboratórios de análise de solos ( Mara Lucia Jacinto Oliveira –UFPI).

Nesta quarta-feira 29, o evento começou às 7:45 horas com uma conferência da pesquisadora Maria de Lourdes Mendonça Santos Brefin, chefe geral da Embrapa Cocais (São Luís/MA), sobre o Pronasolos – Perspectiva e Contribuição para o Nordeste Brasileiro. Em seguida, houve a apresentação de trabalhos, oral e em pôsteres, e a mesa redonda Ciência do Solo para a Agropecuária no Semiárido Brasileiro.

Com o tema Uso Sustentável do Solo para Segurança Alimentar no Nordeste Brasileiro,  a IVRNCS (https://www.embrapa.br/meio-norte/rncs) é uma realização da Embrapa Meio-Norte, universidades Federal e Estadual do Piauí, Instituto Federal de Educação do Piauí e Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (Núcleo Regional do Nordeste). O evento tem o apoio do Governo do Piauí, CNPq, CAPES, Aprosoja, Terra Brasileira, Banco do Nordeste e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí.

Para acessar as imagens do evento, clique aqui.

 

Fernando Sinimbu (654 MTb/PI)
Embrapa Meio-Norte

Telefone: (86) 3198-0518

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pesquisaciênciasoloscursos e eventosivrncs