14/12/17 |   Gestão Estratégica  Recursos naturais  Gestão ambiental e territorial  Manejo de Recursos Hídricos

Embrapa fecha acordo com instituições no RS  para recuperar bacia do Rio Jacuí

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Paulo Lanzetta

Paulo Lanzetta - Acordo de cooperação vai se preocupar com nascentes e a bacia hídrica do Rio Jacuí, envolvendo o abastecimento de água a 72 municípios. Termo de assinatura se dará na sede do Ministério Público do Estado, em Porto Alegre, nesta segunda-feira, dia 18. Embrapa será representada pela Chefia da Unidade de pesquisas de Pelotas.

Acordo de cooperação vai se preocupar com nascentes e a bacia hídrica do Rio Jacuí, envolvendo o abastecimento de água a 72 municípios. Termo de assinatura se dará na sede do Ministério Público do Estado, em Porto Alegre, nesta segunda-feira, dia 18. Embrapa será representada pela Chefia da Unidade de pesquisas de Pelotas.

Projeto Água Limpa, de interesse da modelo Gisele Bundchen e sua família, o Instituto SafeWeb e o Ministério Público do Estado do RS investem em pesquisa para melhor aproveitar a água e o desenvolvimento ambiental.

A Embrapa fecha mais um acordo de cooperação técnica  na área de gestão de água e recuperação de áreas nas bacias hídricas, neste caso, do Rio Grande do Sul, nesta próxima segunda-feira, dia 18 de dezembro. A nova parceria é com o  Ministério Público Estadual (MP-RS) e o Instituto SafeWeb - braço social da Safeweb Segurança da Informação - e do Projeto Água Limpa, desenvolvido pela família da modelo Gisele Bündchen. O ato irá acontecer na sede do MP-RS, em Porto Alegre, das 15h às 16h.

A ação vem sendo tratada desde o mês de novembro junto ao MP e prevê a revitalização da bacia do Jacuí, desde as nascentes até o Guaíba. A família Bundchen já realizou a recuperação de rios, como foi feito com o Rio dos Pratos, em Horizontina, RS. Durante sete anos a atividade conjunta entre o Instituto e a Promotoria de Justiça do município alcançaram a transformação da qualidade da água da população.

As atividades planejadas por esta cooperação técnica vai contar com a expertise e a capilaridade de profissionais das duas organizações no Estado - MP-RS e Embrapa - bem como, das experiências ao nível nacional com questões da água e da função da ferramenta da Macroeducação em complexos projetos de desenvolvimento regional e local.

Participam deste evento o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS), Clenio Pillon, que representa o diretor-executivo de Transferência de Tecnologias da Embrapa, Cléber Soares; o diretor geral da SafeWeb, Luiz Carlos Zancanella; o responsável pela condução do projeto Água Limpa e sociólogo, Valdir Bundchen, pai da modelo; e o procurador-geral de Justiça do Estado, Fabiano Dallazen.

O chefe-geral da unidade de pesquisas de Pelotas irá apresentar a estrutura institucional e de programação de pesquisa da Embrapa e das unidades de pesquisa localizadas no Estado. Além disso, apresentará projetos e resultados de pesquisas para subsidiar o programa de proteção de nascentes e de desenvolvimento ambiental, neste caso do Rio Jacuí, que atende a 72 municípios gaúchos.

Cristiane Betemps (MTb 7418/RS)
Embrapa Clima Temperado

Telefone: (053) 3275-8215

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/