19/12/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Começa o Zoneamento de Risco Climático para a Uva

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Viviane Zanella

Viviane Zanella - Maria Emília, José Eduardo e Marco Antônio irão coordenar os trabalhos

Maria Emília, José Eduardo e Marco Antônio irão coordenar os trabalhos

Durante a última edição do Pesquisa & Debate em 2017, a equipe da Embrapa Uva e Vinho conheceu como funciona o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e como será estruturado o ZARC Uva. A apresentação foi realizada pelo coordenador nacional, pesquisador José Eduardo Monteiro, ex-pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e atual Informática Agropecuária, e pelo coordenador do ZARC Uva, Marco Antônio Fonseca Conceição, pesquisador lotado na Estação Experimental de Viticultura Tropical (Jales) da Embrapa Uva e Vinho. A pesquisadora Maria Emília Borges Alves, que atualmente está cedida, também esteve presente e irá integrar a força tarefa para a implementação do ZARC Uva.

O ZARC Uva, que integra uma Ação Gerencial Corporativa da Embrapa no Integro, começou a ser trabalhado na metade de 2017 e segundo as estimativas do coordenadores deverá estar validado até o final de 2018. Até o mês de abril, deverá ser estruturada uma proposta, com a colaboração de toda a equipe da Unidade que trabalha com viticultura e com a participação de instituições parceiras. Na sequência, acontece a validação desta proposta junto ao setor produtivo e a sua consequente publicação no Diário Oficial.

Entendendo o ZARC:

Com o objetivo de minimizar as perdas agrícolas por adversidades climáticas, o ZARC se tornou uma política pública nacional coordenada pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Tem como finalidade, a partir de uma série de variáveis definidas para cada uma das 44 culturas selecionadas, identificar a qual risco climático sua cultura está exposta, e consequentemente os agentes financeiros, seguradoras e o próprio governo federal terão uma informação mais confiável sobre o risco envolvido na produção agrícola. O principal usuário do ZARC é o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), que garante a pequenos e médios produtores a exoneração de obrigações financeiras relativas a operações de crédito rural de custeio caso a liquidação seja dificultada pela ocorrência de fenômenos naturais adversos, pragas e doenças em rebanhos e plantações.

Viviane Zanella (Mtb 14400)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: 54-34558084

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

uvazarczarc uvazoneamento de risco climáticorisco climáticoproagro

Conteúdo relacionado

Publicações Ver mais

Soluções tecnológicas Ver mais

Metodologia: Metodologia