20/12/17 |   Nanotecnologia  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Evento da Embrapa premia o talento estudantil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Claudio Bezerra

Claudio Bezerra - A Unidade inovou este ano homenageando os estudantes classificados em primeiro lugar com fotos em totens iluminados.

A Unidade inovou este ano homenageando os estudantes classificados em primeiro lugar com fotos em totens iluminados.

O Encontro do Talento Estudantil, promovido pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desde 1996, já garantiu seu lugar de destaque na agenda científica do Distrito Federal. Voltado à valorização da atividade dos estudantes de graduação e pós-graduação que desenvolvem pesquisas na Unidade, o evento se baseia na apresentação dos trabalhos desses estudantes na forma de pôsteres. Em sua 22ª edição em 2017, contou com a exposição de 96 trabalhos nos dias 6 e 7 de dezembro na Sede da Embrapa, em Brasília. Os trabalhos foram julgados por uma comissão formada por representantes de outras unidades da Embrapa, instituições governamentais e universidades locais (Universidade de Brasília, UniCEUB, UPIS e IFB).

No dia 15 de dezembro, durante solenidade de encerramento na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, foram premiados os três melhores trabalhos de graduação e pós-graduação nas categorias: vegetal, animal e microrganismos. Os primeiros lugares de cada categoria apresentaram oralmente os seus resultados.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, José Manuel Cabral, a edição do evento em 2017 foi marcada pela diversidade. Não apenas em relação às pesquisas apresentadas, que englobaram áreas diversas da pesquisa científica, como controle biológico de pragas, biotecnologia vegetal e nanotecnologia, entre outras, como também no que se refere às universidades representadas pelos estudantes. Além das universidades do Distrito Federal (UnB, UniCEUB, Instituto Federal de Brasília - IFB e Universidade Católica de Brasília – UCB), foram premiados também trabalhos de alunos de universidades de outros estados brasileiros, como: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Cabral e a professora do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) Fernanda Linhares, que estiveram presentes à solenidade de encerramento, ressaltaram a importância do evento para a valorização da atividade estudantil e da ciência na capital federal. Segundo Fernanda, a Embrapa e o UniCEUB são instituições resilientes, que acreditam na pesquisa. ”A ciência tem poder transformador e a convivência diária dos estudantes com seus orientadores é fundamental para o crescimento profissional desses novos talentos”, ressaltou.  

Tricampeão do Talento Estudantil

Luis Arthur Versiane Santos, que acaba de se formar em Biologia, no UniCEUB, é tricampeão no Encontro do Talento Estudantil. Na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia desde 2014, ele conquistou o primeiro lugar de graduação na categoria “microrganismos” por três anos consecutivos: 2015, 2016 e 2017.

Sob a orientação da pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Maria Elita de Castro, Luis Arthur estuda o potencial de vírus entomopatogênicos (específicos para controlar insetos) no controle biológico de lagartas que atuam como pragas agrícolas no Brasil.

O primeiro trabalho do estudante, quando era estagiário do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMAmt), mas desenvolvia suas pesquisas na Embrapa, teve como foco a lagarta Helicoverpa armigera, que virou manchete no noticiário brasileiro pelos prejuízos de bilhões de dólares ocasionados à agricultura do País nas safras de 2012-2013. Os estudos de Luis Arthur com baculovírus (grupos de vírus que atacam insetos) resultaram em cinco isolados muito letais à praga. Um deles está sendo testado pelo IMAmt em Primavera do Leste, MT, onde o Instituto mantém uma biofábrica.

Atualmente, o novo biólogo trabalha com outra lagarta, que também causa prejuízsos a produtores de várias culturas agrícolas no Brasil: a Chrysodeixis includens. Este inseto é encontrado em 174 espécies de plantas de 39 famílias. Nos anos de 2001 e 2002 causou prejuízos em diversos estados brasileiros.

Quanto ao fato de ter conquistado três vezes o primeiro lugar no Encontro do Talento Estudantil, Luis Arthur diz que é um reconhecimento muito importante não apenas para seu futuro como cientista, mas também para o presente enquanto estudante. Segundo ele, o prêmio abriu portas para trabalhar em parceria com outros grupos de pesquisa na Embrapa.

O plano do estudante para o momento é passar seis meses no Canadá, onde pretende continuar suas pesquisas de virologia na Universidade de Toronto. Na volta ao Brasil, pensa em entrar para o mestrado e não descarta a possibilidade de voltar a integrar a equipe da pesquisadora Maria Elita.

Homenagem especial

Além de premiar os estudantes, o XXII Encontro do Talento Estudantil homenageou também o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Luciano Paulino como “orientador destaque”, pelo estímulo expressivo à participação de seus alunos de graduação e pós-graduação em todas as edições do evento. Este ano, dos 96 trabalhos apresentados, 12 eram de orientandos do pesquisador. Desses, quatro foram premiados.

Confira a lista completa de premiados este ano:

Animais
Graduação

1º lugar: Rafaela Mendes Assunção (Biologia, UCB)
Orientador: Carmen Silvia Soares Pires
004 - ANÁLISE DAS CONDIÇÕES TÉRMICAS DOS NINHOS DE ABELHAS SEM FERRÃO: Scaptotrigona postica, Nannotrigona testaceicornis, Frieseomelitta varia E Melipona quadrifasciata
Assunção, R. M.; Borges, G. V.; Souza, L. M.; Sousa, A. A. T. C.; Sujii, E. R.; Pires, C. S. S.

2º lugar: Ana Clara Pova Mendes (Biotecnologia, UnB)
Orientador: Luciano Paulino da Silva
008A - CONSTRUÇÃO DE MODELOS 3D DE SISTEMAS BIOLÓGICOS BASEADOS EM DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR (CAD)
Pova, A. C. M.; Silva, L. P.

3º lugar: Gabriel Vieira Borges (Biologia, UCB)
Orientador: Carmen Silvia Soares Pires
002 - ADAPTAÇÃO DA ABELHA Scaptotrigona postica PARA A POLINIZAÇÃO DO TOMATEIRO EM CASA DE VEGETAÇÃO
Borges, G. V.; Assunção, R. M.; Souza, L. M.; Sousa, A. A. T. C.; Sujii, E. R.; Fontes, E. M. G.; Pires, C. S. S.

Pós-graduação

1º lugar: Felippe Manoel Costa Caixeta (Doutorado, Ciências Animais, UnB)
Orientador: Margot Alves Nunes Dode
028 - PRODUÇÃO DE EMBRIÕES BOVINOS IN VITRO APÓS A TRANSFERÊNCIA NUCLEAR DE PLACA METAFÁSICA
Caixeta, F. M. C.; Sousa, R. V.; Spricigo, J. F. W.; Rodrigues, S. A. D.; Fidelis, A. A. G.; Dode, M. A. N.

2º lugar: Luzia Renata Oliveira Dias (Doutorado, Ciências Animais, UnB)
Orientador: Margot Alves Nunes Dode
022 - MATURAÇÃO NUCLEAR DE OVÓCITOS BOVINOS SUBMETIDOS AO SISTEMA DE MATURAÇÃO IN VIVO ATRAVÉS DA TRANSFERÊNCIA INTRAFOLICULAR DE OVÓCITOS IMATUROS (TIFOI)
Dias, L. R. O.; Faria, O. A. C.; Caixeta, F. M. C.; Rodrigues, S. A. D.; Sprícigo, J. F. W.; Dode, M. A.N.

3º lugar: Anelise dos Santos Mendonça (Doutorado, Genética e Bioquímica, UnB)
Orientador: Maurício Machaim Franco
016 - CARACTERIZAÇÃO EPIGENÉTICA E FUNCIONAL DO TRANSCRITO ESPECÍFICO DO X INATIVO (XIST) DURANTE O DESENVOLVIMENTO INICIAL EM BOVINOS
Mendonça, A. S.; Vargas, L. N.; Caetano, A. R.; Dode, M. A. N.; Franco, M. M.

Microrganismos
Graduação

1º lugar: Luis Arthur Versiane M. Santos (Biologia, UniCEUB)
Orientador: Maria Elita Batista de Castro
047 - INFECÇÃO EM LINHAGENS CELULARES DE INSETOS CAUSADA POR ISOLADOS DE Chrysodeixis includens NPV
Santos, L. A. V. M.; Ferreira, A. C. Q.; Ribeiro, Z. M. A.; Castro, M. E. B.
055 - RELAÇÕES FILOGENÉTICAS ENTRE ISOLADOS DE Chrysodeixis includens NPV DE DIFERENTES REGIÕES GEOGRÁFICAS
Santos, L. A. V. M.; Craveiro, S. R.; Inglis, P. W.; Ribeiro, Z. M. A.; Castro, M. E. B.

2º lugar: Julia Moreira Pupe (Biotecnologia, UnB)
Orientador: Vera Lucia Perussi Polez
034 - AVALIAÇÃO DA FITOTOXICIDADE DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA COM AÇÃO NEMATOTÓXICA PARA O CONTROLE DE Meloidogyne incognita
Pupe, J. M.; Bonatto, C. C.; Silva, L. P.; Soll, C. B.; Rocha, T. L.; Polez, V. L. P.

3º lugar: Ana Carolina Hortêncio (Biomedicina, UniCEUB)
Orientador: Rose Gomes Monnerat

046 - IDENTIFICAÇÃO MOLECULAR DE GENES COM POTENCIAL DE USO NO BIOCONTROLE DE INVERTEBRADOS EM ESTIRPES DE Bacillus thuringiensis
Hortencio, A. C.; Queiroz, P. R.; Martins, E. S.; Monnerat, R. G.

Pós-graduação

1º lugar: Lucio de Assis Araujo Neto (Mestrado, Ciências Farmacêuticas, UFPR)
Orientador: Luciano paulino da Silva
031 - ATIVIDADE DE NANOPARTÍCULAS MAGNÉTICAS NA FORMAÇÃO DE BIOFILME E SWARMING EM Escherichia coli E Staphylococcus aureus
Araujo-Neto, L. A.; Bonatto, C. C.; Silva, L. P.

2º lugar: Empate
Vanessa da Silva Mattos (Doutorado, Fitopatologia, UnB)
Orientador: Regina Maria Dechechi Gomes Carneiro
057 - TAXONOMIA INTEGRATIVA DE Meloidogyne oryzae (NEMATODA: MELOIDOGYNIDAE) PARASITANDO ARROZ IRRIGADO NO SUL DO BRASIL
Mattos, V. S.; Cares, J. E.; Gomes, A. C. M. M.; Almeida, M. R. A.; Monteiro, J. M. S.; Gomez, G. M.; Gomes, C. B.; Castagnone-Sereno, P.; Carneiro, R. M. D. G.

Jessica da Mata dos Santos Monteiro (Doutorado, Fitopatologia, UnB)
Orientador: Regina Maria Dechechi Gomes Carneiro
048 - Meloidogyne brasiliensis CHARCHAR & EISENBACK (2002), UM SINÔNIMO JÚNIOR DE Meloidogyne ethiopica WHITEHEAD, 1968
Monteiro, J. M. S.; Cares, J. E.; Correa, V. R.; Pinheiro, J. B.; Mattos, V. S.; Silva, J. G. P.; Gomes, A. C. M. M.; Santos, M. F. A.; Carneiro, R. M. D. G

3º lugar: Beatriz Santos Carvalho (Mestrado, Nanociência e Nanobiotecnologia, UnB)
Orientador: Luciano paulino da Silva
049 - MÉTODO SEMI-AUTOMATIZADO PARA A SEMEADURA DE MICRORGANISMOS EM MEIO SÓLIDO
Carvalho, B. S.; Bonatto, C. C.; Silva, L. P.

Vegetais
Graduação

1º lugar: Bruna de Oliveira Nascimento (Química Tecnológica, UnB)
Orientador: Thales Lima Rocha
090 - PROSPECÇÃO DE EXTRATOS VEGETAIS NEMATOTÓXICOS: BIOQUÍMICA COMO FORMA DE AGREGAR VALOR AO GERMOPLASMA CONSERVADO DE Arachis
Nascimento, B. O.; Soll, C. B.; Ferreira, P. D. S.; Hott, N. M. S.; Polez, V. L. P.; Alarcão, G.; Santos, R. S.; Hiragi, G. O.; Valls, J. F. M.; Rocha, T. L.

2º lugar: Carolina Cardoso de Melo (Agronomia, UnB)
Orientador: Solange Carvalho Barrios Roveri José

093 - QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE MARACUJÁ ARMAZENADAS
Melo, C. C.; José, S. C. B. R.; Salomão, A. N.; Pádua, J. G.; Carvalho, R. V.

3º lugar:c Núbia Maria Santana Hott (Biologia, IFB)
Orientador: Thales Lima Rocha
090A - PROSPECÇÃO E AVALIAÇÃO DE EXTRATOS OBTIDOS A PARTIR DE SEMENTES DE PLANTAS DO GÊNERO Oryza TOLERANTES A SECA VISANDO AO CONTROLE DE Meloidogyne incognita
Hott, N. M. S.; Rangel, P. H. N.; Polez, V. L. P.; Santos, G. A. G.; Hiragi, G. O..; Santos, R. S.; Rocha, T. L .

Pós-graduação

1º lugar: Cristiane dos Santos (Doutorado, Genética e Biotecnologia, UFJF)
Orientador: Angela Mehta
084 - IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS ASSOCIADAS À RESISTÊNCIA DE Brassica oleracea A Xanthomonas campestris POR PROTEÔMICA SHOTGUN E VALIDAÇÃO DOS GENES CORRESPONDENTES POR SUPEREXPRESSÃO EM PLANTA MODELO
Santos, C.; Fontes, W.; Nogueira, F. C. S.; Doomont, G. B.;.Farias, A. R. B.; Oliveira-Neto, O. B.; Franco, O. L.; Jorrín-Novo, J. V.; Mehta, A.

2º lugar: Andressa da Cunha Quintana Martins (Doutorado, Biologia Molecular, UnB)
Orientador: Patrícia Messenberg Guimaraes
085 - IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS ENVOLVIDAS NA RESPOSTA DE RESISTÊNCIA DE Arachis stenosperma INFECTADA POR Meloidogyne arenaria RAÇA 1
Martins, A.C.Q.; Mota, A.P.Z.; Saraiva, M.A.P.; Murad, A.M.; Mehta, A.; Brasileiro, A.C.M.; Araujo, A.C.G.; Miller, R.N.G.; Guimarães, P.M.

3º lugar: Empate
Ana Paula Zotta Mota (Doutorado, Biologia Celular e Molecular, UFRGS)
Orientador: Maria Fátima Grossi de Sá
083 - IDENTIFICAÇÃO DE GENES RESPONSIVOS À INFECÇÃO DE NEMATOIDE EM QUATRO ESPÉCIES VEGETAIS COM INTERAÇÕES INCOMPATÍVEIS
Mota, A. P. Z.; Albuquerque, E. V. S.; Fernandez, D.; Guimarães, P. M.; Brasileiro, A. C. M.; Danchin, E.; Grossi-de-Sá, M. F.
Lívia Cristina de Souza Viol (Doutorado, Agroquímica, UFV)
Orientador: Luciano Paulino da Silva
095 - SÍNTESE DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA VIA IRRADIAÇÃO DE LUZ UTILIZANDO EXTRATO DE FOLHAS DE Mentha
Viol, L. C. S.; Oliveira, C. R.; Silva, L. P.

Fernanda Diniz (MTb 4685/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Telefone: (61) 3448-4768

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

talento estudantil