21/12/17 |   Agricultura familiar  Florestas e silvicultura  Transferência de Tecnologia

Erva20: melhoria da qualidade da erva-mate para o mercado internacional

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Katia Pichelli

Katia Pichelli -

O Dia de Campo na TV desta semana apresenta o Sistema Erva20, voltado a produtores de erva-mate. Atualmente, estima-se que cerca de 150 mil propriedades rurais trabalham com o cultivo da erva-mate, em especial para abastecer o mercado interno de chimarrão e chás e, em menor escala, exportação.

No entanto, um amplo mercado tem potencial para ser trabalhado tanto dentro do Brasil quanto internacionalmente. Diversos países têm descoberto o potencial da erva-mate para outros produtos, como chás e outros alimentos, cosméticos, entre outros. Estes países têm demandado matéria-prima do Brasil e da Argentina. Aspectos como qualidade da matéria-prima e estabilidade de produção são fundamentais para o produtor ampliar seu potencial de mercado.

Tendo em vista este potencial, a Embrapa Florestas está trabalhando com o Sistema Erva20, que propõe diversas recomendações técnicas para a melhoria da qualidade e produtividade dos ervais, contribuindo para maior alcance de mercado e maior renda ao produtor.

O Dia de Campo na TV  "Erva20: melhoria da qualidade da erva-mate para o mercado internacional" (clique aqui para assistir) foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria com a Embrapa Florestas (Colombo, PR), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Além do tema principal, o programa aborda outros assuntos nos quadros Agência Embrapa de Notícias, Sempre em Dia, Repórter em Campo, Na Mesa, Quem quer ser cientista, Minuto do Livro e Ciência e Tecnologia em Debate.

O programa vai ao ar nesta sexta-feira, 22/12, às 11h, no Canal Rural.

Clique aqui para saber onde assistir em outros canais, dias e horários.

Katia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

pesquisa florestalerva-mateerva20ff2017dezff2017dctvdia de campo na tv