21/12/17 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Mountains 2018 é oficialmente lançado na sede da FAO em Roma

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A cerimônia de lançamento do Mountains 2018, em 12 de dezembro, foi realizada durante a 5ª Reunião Global da Aliança para as Montanhas, na sede da Organização das Nações Unidas para Agricultura (FAO), na Itália. Os coordenadores do evento, Adriana Aquino, da Embrapa Agrobiologia, e Luís Felipe César, da Crescente Fértil, apresentaram a ideia e falaram um pouco sobre a história e os objetivos da conferência, que terá sua segunda edição entre 10 e 14 de dezembro do próximo ano, em Nova Friburgo, na região serrana fluminense. 

Representantes de diferentes instituições das Américas do Sul e do Norte, África, Europa e Ásia estiveram presentes na cerimônia. A pesquisadora Adriana Aquino explicou que o Brasil ainda não tem políticas públicas voltadas para os espaços de montanhas, apesar de ser signatário de vários documentos elaborados em convenções ambientais globais, em que o fomento à sustentabilidade em ambientes de montanha é firmado, como Agenda 21 Global, Plano de Aplicação das Decisões da Conferência Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável e O Futuro que Queremos. 

No Brasil, representantes da Embrapa Agrobiologia e da Embrapa Agroindústria de Alimentos acompanharam o lançamento por videoconferência. O chefe-geral da Agrobiologia, Gustavo Xavier, falou do quanto é estratégico para o País fazer parte desse grupo internacional que organiza o Mountains 2018. “Para a Embrapa é muito importante estar nesse evento e ter as três Unidades do Rio de Janeiro participando da organização. Espero que possamos, após o Mountains, quem sabe, ter a primeira política nacional para ambientes de montanha”, ressaltou Xavier.

Por vídeo, os participantes da cerimônia de lançamento conheceram um pouco a região que será sede do Mountains 2018. Em seguida, o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, falou sobre como a cidade vem se reerguendo após a maior catástrofe ambiental ocorrida no Brasil, em 2011, e fez um convite para todos a conhecerem. 

No final, os organizadores receberam declarações de apoio e sugestões para o Mountains 2018 de instituições como Mountain Research Initiative (MRI), Fundación Agreste, The Mountain Institute, Fundación ProYungas, Condesan e Journal of Mountain Science. Luís Felipe César, da comissão organizadora, destacou a importância da integração de esforços e instituições para a realização do Mountains e ressaltou ainda a importância de um evento internacional como este para fortalecer a percepção brasileira sobre suas próprias montanhas. 
 

Ana Lucia Ferreira (MTb 16913/RJ)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1500

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

mountains2018

Eventos Ver mais

Mon Dec 10 00:00:00 BRST 2018 a Fri Dec 14 00:00:00 BRST 2018

Mountains 2018

Local: Nova Friburgo/Rio de Janeiro