22/01/18 |   Transferência de Tecnologia

Zoneamento do MS será apresentado na Dinapec

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Durante a Dinapec 2018, que acontecerá entre 07 e 09 de março, em Campo Grande (MS), equipe da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) vai abrir uma trincheira para mostrar as características de um solo, sua classificação no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, suas potencialidade e limitações.

"Com a abertura desse perfil ficará mais fácil mostrar a importância do mapeamento da terra como base para, por exemplo, a elaboração do Zoneamento Agroecológico do Estado do Mato Grosso do Sul (ZAE-MS)", diz o pesquisador da Embrapa Solos, Nilson Rendeiro. O ZAE começa sua última etapa em 2018, com prazo de execução de 42 meses, abrangendo os 46 municípios que não foram contemplados nas duas etapas anteriores, cobrindo uma área de 146.419 km2. Nessa fase os estudos se concentrarão na região da Bacia do Rio Paraná, porém, serão integrados com os estudos das etapas anteriores quando foram mapeados 32 municípios da Bacia do Rio Paraguai. Durante a Dinapec será apresentada a metodologia utilizada para a confecção do zoneamento.

A fim de dar uma visão mais específica sobre o zoneamento será apresentado o mapeamento de solos do município de Campo Grande, na escala 1:100.000. Ainda sobre a capital sul-mato-grossense, será mostrado o resultado do ZAE para as culturas da cana-de-açúcar, eucalipto e uva.

Sobre a Dinapec - A realização da Dinâmica Agropecuária tem o apoio das seguintes instituições: Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (SEDESC), Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja de MS (FUNDEMS), Fundação MS, Fundação Chapadão, Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária e Ambiental (Fundapam), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Rede ILPF, Geneplus, Tramasul, Coimma, Companhia Nacional de Nutrição Animal (Connan), Sistema Brasileiro do Agronegócio, Agrobrasil TV e DBO. O patrocínio é da Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto), do Banco do Brasil e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com realização da Embrapa e Sistema Famasul. 

A Dinapec é uma vitrine de tecnologias, que acontece anualmente na Embrapa em Campo Grande (MS), aberta a técnicos, produtores e acadêmicos, dispostos a conhecer as soluções tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa agropecuária para os diversos sistemas de produção. O encontro visa compartilhar conhecimento e soluções para o agro nacional. 

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Telefone: +55 21 2179-4578

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

transferência de tecnologiadinapecdinapec 2018agriculturabaixo carbonosolos