24/01/18 |   Transferência de Tecnologia

BootCamp em São Paulo incentiva aceleração de startups

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Nadir Rodrigues

Nadir Rodrigues - “As oportunidades e desafios surgem em todas as áreas

“As oportunidades e desafios surgem em todas as áreas", diz Silvia Massruhá

Entre 7 e 9 de fevereiro, São Paulo vai sediar o 3º BootCamp - Creative Startups. O evento marca o início do processo de aceleração de 14 startups de todo o Brasil selecionadas na terceira etapa do programa, realizado com o apoio de 10 incubadoras de empresas. Além do Estado de São Paulo, foram selecionadas startups e qualificadas incubadoras do Amazonas, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O Creative Startups é resultado da colaboração entre a Samsung, a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Centro Sul-Coreano de Economia Criativa e Inovação (CCEI) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O programa tem apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

No primeiro dia do BootCamp (7/2), representantes dessas instituições se reunirão com lideranças das startups e incubadoras participantes da terceira rodada do programa, investidores, instrutores, mentores e parceiros associados à Anprotec de todo o País. O encontro ocorrerá na sede da Samsung, em São Paulo. Já no segundo e no terceiro dia (8 e 9/2), as atividades serão no COW Berrini, na Vila Gertrudes.

A programação do evento prevê apresentações sobre o ciclo de incubação do Creative Startups, os negócios e tecnologias das instituições promotoras, além de sessões de mentoria das startups. “É a oportunidade que a Anprotec e os demais parceiros têm para conhecer o grupo todo, confraternizar e passar as mensagens que são importantes para que o processo de aceleração ocorra da melhor forma possível”, explica Sheila Pires, diretora executiva da Anprotec.

Os interessados em participar devem confirmar presença pelo e-mail: economiacriativa@anprotec.org.br. Neste terceiro ciclo, o programa recebeu o recorde de 400 propostas de negócios inovadores, as quais foram avaliadas por uma banca composta por executivos e especialistas da Anprotec, Samsung, incubadoras apoiadas pelo programa e Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP). 
“Nas duas edições do programa já realizadas, totalizamos 20 projetos incubados, 27 incubadoras pré-qualificadas e mais de 750 propostas recebidas, além de parcerias e intercâmbios bem-sucedidos entre startups brasileiras e sul-coreanas”, destaca o coordenador nacional do programa na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Samsung, Paulo Quirino.

Agricultura digital

Além de manter o incentivo a áreas tecnológicas já fomentadas pelo programa – como mobilidade, realidade virtual, inteligência artificial, segurança, fintech, saúde digital, educação digital, entre outras –, a partir desta rodada, a ideia é estimular projetos inovadores na área da agricultura digital.

Para o Brasil enfrentar o desafio de produzir mais alimentos, de maneira sustentável e a custos menores, o trabalho na agricultura deve ser equipado com ferramentas e técnicas inovadoras, particularmente as tecnologias digitais, de acordo com a chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Silvia Massruhá. “As oportunidades e desafios surgem em todas as áreas, desde o investimento, desenvolvimento e uso das tecnologias de internet das coisas no campo, passando por questões de capacitação, regulação, definição de padrões e segurança da informação”, ressalta.

Nesse ambiente interligado característico da chamada era da agricultura 4.0, a geração de conhecimento, a mobilidade e o aumento da oferta de aplicativos para dispositivos móveis são crescentes. “Espera-se que nessa era da agro 4.0, os agricultores possam usufruir dos benefícios desta oferta de tecnologia e conhecimento em suas propriedades, propiciando competitividade e melhoria de renda, além do aumento da oferta de alimentos para o Brasil”, afirma Silvia.

Com o objetivo de estimular negócios inovadores nas diversas áreas tecnológicas apoiadas, o Creative Startups investe até R$ 250 mil por empreendimento e possibilita que as empresas aprimorem seus projetos em uma das incubadoras e aceleradoras credenciadas em todo o território nacional.

As startups contam com um pacote ampliado de serviços e conveniências das empresas parceiras, que inclui acesso a ativos, tecnologias, laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento, treinamentos, assessorias, mentorias, networking e redes de investidores. Além disso, contam com infraestrutura e serviços oferecidos pela Anprotec e sua rede de incubadoras, aceleradoras e parques tecnológicos. 

Veja a relação das startups selecionadas e das incubadoras que apoiarão os projetos aqui.

Com informações das Assessorias de Comunicação da Anprotec e da Samsung

Serviço
Evento: 3º BootCamp – Creative Startups
Data: 7, 8 e 9 de fevereiro de 2018
Locais: 
7/2: Sede da Samsung, Av. Dr. Chucri Zaidan, 1.240 – Diamond Tower, SP/SP
8 e 9/2: CO.W. Berrini, R. Jaceru, 225 - Vila Gertrudes, SP/SP
Inscrições pelo e-mail: economiacriativa@anprotec.org.br

Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Informática Agropecuária

Contatos para a imprensa

Telefone: (19) 3211-5747

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

tecnologia da informaçãostartupagricultura digital

Conteúdo relacionado