16/02/18 |   Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Produtividade de cultivares de soja da Embrapa supera expectativas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Christiane Congro Comas

Christiane Congro Comas - BRS 284 obteve resultados expressivos

BRS 284 obteve resultados expressivos

As primeiras colheitas de soja já iniciaram e a safra de soja 2017/2018, por meio das cultivares de soja da Embrapa, sejam elas convencionais ou transgênicas, tem demonstrado resultados extremamente positivos de produtividade.

O engenheiro agrônomo da Sementes Jotabasso, Edmar Lopes Dantas, informou que a cultivar de soja convencional da Embrapa BRS 284 obteve uma produtividade média de 88,45 sacas por hectare. A cultivar de soja BRS 511, obteve uma produtividade média de 71 sacas por hectare.

Ele destaca ainda que nessa safra, a expectativa é que todo o Mato Grosso do Sul tenha uma colheita de soja com produção acima da média. “As chuvas foram extremamente favoráveis, pois não tivemos nenhum período de estiagem nessa safra”, explicou Dantas.

“Nós já realizamos 14 dias de campo, com representantes técnicos de vendas, reunindo mais de 300 pessoas que trabalham nas revendas da região, além de alguns produtores rurais. Estamos mostrando todas as cultivares disponíveis no mercado. Em relação, às cultivares de soja da Embrapa, estamos apresentando como alternativa para a próxima safra, as cultivares: BRS 1003IPRO, e as cultivares de soja convencionais BRS 284 e BRS 511”, explicou Dantas, que acrescentou “somos parceiros da Embrapa há mais de 30 anos e para a próxima safra a expectativa é de que a Embrapa volte a ganhar espaço no mercado por conta dessas cultivares de soja que estão bastante produtivas”. 

Conheça as cultivares - A BRS 284 é uma cultivar de soja convencional, de ciclo precoce e tipo de crescimento indeterminado. Com excelente potencial produtivo, alcançando ótimos resultados mesmo em áreas com a presença do Nematoide de galhas Meloidogyne javanica. A BRS 284 vem ganhando sucessivos concursos nacionais de produtividade onde concorre em condições de igualdade com as outras tecnologias hoje disponíveis, pois apresenta bom porte, boa adaptabilidade a região e tem uma boa produtividade, além de viabilizar o plantio antecipado.  

A BRS 511, foi apresentada na Showtec 2018 (Maracaju) e teve seu lançamento no ShowRural Copavel (Cascavel). Trata-se de uma cultivar de soja convencional desenvolvida com a tecnologia Shield, ou seja, que reúne genes resistentes à ferrugem-asiática. Também é uma cultivar precoce, alta produtividade e viabiliza o plantio antecipado.

A cultivar BRS 1003IPRO é uma soja transgênica com tolerância ao herbicida glifosato e com a tecnologia Intacta RR2 PROTM, que controla um grupo de lagartas. Apresenta ampla adaptação e estabilidade de produção. Excelente potencial produtivo inclusive em áreas com a presença do nematoide de galhas Meloidogyne javanica.

Essas cultivares foram desenvolvidas por meio do Programa de Melhoramento Genético, uma parceria que reúne a Embrapa e diversas Fundações. “Trabalhos de ajuste fitotécnico também são realizados na Embrapa Agropecuária Oeste para que o produtor tenha maiores informações quanto as épocas de semeadura, populações de plantas, espaçamentos, entre outros”, informou o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia.

Christiane Congro Comas (Mtb-SC 00825/9 JP)
Embrapa Agropecuária Oeste

label-contato-imprensa

Telefone: (67) 3416-6884

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

brs 284sojamato grosso do sulbrs 511produtividade de soja