21/05/15 |   Comunicação  Transferência de Tecnologia

Embrapa e Boulevard Shopping promovem oficinas sobre Hortas em Pequenos Espaços

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Henrique Carvalho

Henrique Carvalho - Plantio de hortaliças em pequenos canteiros

Plantio de hortaliças em pequenos canteiros

As hortaliças estão ao nosso redor, no mercado, na feira, na geladeira, no prato. Segundo o Anuário Brasileiro de Hortaliças 2014, o Brasil produz anualmente 18 milhões de toneladas, considerando 32 culturas. Então que tal aprender a plantar alface, coentro, salsinha, cebolinha, orégano, couve, hortelã e muito mais em pequenos canteiros disponíveis em casa? Nos dias 30 e 31 de maio, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Boulevard Shopping realizam, gratuitamente, oficinas sobre a produção de hortaliças em pequenos recipientes que podem ser colocados em quintais e varandas de casas e apartamentos.

A finalidade é ensinar a cultivar diversas espécies que podem ser aproveitadas nas refeições da família, incentivando assim o consumo de alimentos saudáveis e nutritivos, que são ricos em vitaminas e minerais.

A ação é resultado da parceria do shopping com as Unidades Descentralizadas - Embrapa Hortaliças e Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF). Na oportunidade, a Livraria Embrapa também estará presente com a comercialização de livros e distribuição de material informativo sobre o tema.

Cada oficina terá 2 horas de duração, sendo uma no sábado (30) e outra no domingo (31), sempre das 15h às 17h. As inscrições serão realizadas na hora, por ordem de chegada.  Serão 30 vagas por turma.

"Os participantes terão a oportunidade de aprender a cultivar hortaliças em pequenos espaços, como vasos, garrafas PET e canteiros", destaca a agrônoma Caroline Reyes, da Embrapa Hortaliças. "O curso representa um excelente estímulo ao aumento do consumo desses alimentos tão saudáveis para a dieta", complementa.

E, como desdobramento dessa ação, o Boulevard Shopping já destinou um espaço para a criação de uma horta comunitária em uma de suas áreas externas. Os empregados do shopping, que ficarão responsáveis pela manutenção da horta, também serão capacitados pela Embrapa.

Horta em pequenos espaços

Com o objetivo de despertar o interesse da sociedade pelos cuidados necessários com a alimentação e a saúde, a Embrapa Hortaliças, iniciou, em 2004, um programa para cultivo de hortas em pequenos espaços voltado para o público urbano.

O plantio de hortas em pequenos espaços é uma alternativa para pessoas que não possuem em suas casas ou apartamentos espaços suficientes para o preparo de uma horta em canteiros, que é o método tradicional. Esses pequenos espaços podem ser os corredores externos das casas, sacadas e beirais de apartamentos, varandas, janelas, terraços, garagens e fundos de quintal. O único requisito é que o local escolhido receba, pelo menos, cinco horas diárias de sol.

De acordo com informações do livro Horta em pequenos espaços, os recipientes utilizados neste tipo de plantio podem ser garrafas PET, canos de PVC, baldes, latas, vasilhames de manteiga, canteiro de madeira suspenso, jardineira de alvenaria, tambor de latão ou de plástico, entre outros.

Mais informações sobre o tema acesse www.embrapa.br/livraria

Serviço
Oficina Horta em pequenos espaços
Data: 30 e 31 de maio
Horário: 15h às 17h
Local: Boulevard Shopping
As inscrições serão realizadas no local, por ordem de chegada.

Maria Clara Guaraldo (MTb 5094/SSP-MG)
Embrapa Informação Tecnológica

Telefone: (61) 3448-2493

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

cursohortahortas em pequenos espaçosboulevard shoppingbrasília

Conteúdo relacionado

Soluções tecnológicas Ver mais

Serviço: Treinamento, capacitação