28/02/18 |   Transferência de Tecnologia

Tribunal de Justiça do Pará presta homenagem à Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - Chefe da Embrapa recebe homenagem do TJ

Chefe da Embrapa recebe homenagem do TJ

A Embrapa Amazônia Oriental foi uma das instituições homenageadas pelo Tribunal de Justiça do Pará pela colaboração com o projeto “Acreditar no Amanhã”, desenvolvido pelo Comitê de Ação Social do poder judiciário estadual na comunidade do Aurá, localizada nos arredores do antigo lixão da Região Metropolitana de Belém. A premiação aconteceu na sexta-feira (23), em cerimônia realizada na sede do TJ, em Belém, e contou com a presença do chefe-geral da instituição, Adriano Venturieri, e do analista de transferência de tecnologia, Silvio Levy.

Segundo Laura Bastos, do Comitê de Ação Social, a proposta de construção da fossa partiu dos técnicos da Embrapa quando foram procurados para apoiar a implantação de uma horta na escola. “Avaliaram que o primeiro passo teria de ser o tratamento adequado do esgoto”, disse. Além da instalação da fossa, a equipe técnica da Embrapa promoveu treinamento na comunidade sobre o tema em questão.

Conforme explicou Silvio Levy, a fossa séptica modelo Embrapa é um sistema que lança o esgoto dentro de um conjunto de três caixas d’água ligadas uma a outra e não no solo, córrego ou rio. Nesse sistema, o esgoto é tratado pelo sistema de biodigestão, o que reduz a quase zero a carga de agentes biológicos perigosos para a saúde humana. Na última caixa d’água fica armazenado um líquido, que pode ser usado como biofertilizante.

Nos próximos meses, março e abril, a Embrapa vai realizar um curso sobre biocompostagem e implantar a horta na escola. Os treinamentos serão dirigidos aos pais dos alunos. “É uma oportunidade que temos de retribuir um pouco com aqueles que precisam dessas tecnologias”, afirmou o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri, durante a cerimônia no TJ.

Vinicius Soares Braga (MTb 12.416/RS)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1191

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

fossa séptica biodigestora

Conteúdo relacionado

Soluções tecnológicas Ver mais

Produto: Máquina, implemento, equipamento