05/03/18 |   Agricultura familiar  Agroecologia e produção orgânica  Produção vegetal

Sete Unidades da Embrapa participam do Congresso Brasileiro de Mandioca

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa - A mandioca é um produto básico da alimentação do brasileiro

A mandioca é um produto básico da alimentação do brasileiro

A capital do Pará se prepara para sediar a 17ª edição do Congresso Brasileiro de Mandioca e 2ª do Congresso Latino-Americano e Caribenho, de 12 a 16 de março, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O evento é o principal fórum de integração dos agentes da cadeia produtiva da mandioca, representados por instituições de ensino, pesquisa, fomento, extensão rural, defesa vegetal, produtores e empresários. Para esta edição do congresso são esperados cerca de mil participantes.

Na programação do Congresso, 22 especialistas de sete Unidades da Embrapa no Brasil (Embrapa Acre, Embrapa Amapá, Embrapa Amazônia Oriental, Embrapa Agroindústria de Alimentos, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Roraima e Embrapa Trigo)  e da sede da Empresa, em Brasília, vão apresentar palestras e mediar mesas de debate sobre diferentes temas, entre eles, a importância da mandioca para a conservação da agrobiodiversidade; a produção de mandioca no Sistema Bragantino” e “Trio da Produtividade”; o cultivo de mandioca na roça sem fogo; manejo integrado de pragas; identidade geográfica dos produtos da mandioca; entre outros temas.

  • Acesse aqui o hotsite sobre a participação da Embrapa no 17º Congresso Brasileiro de Mandioca e 2º Congresso Latino-Americano e Caribenho de Mandioca

A mandioca é um dos principais alimentos energéticos para mais de 700 milhões de pessoas, principalmente nos países em desenvolvimento. Mais de 100 países produzem mandioca, sendo que o Brasil é o segundo maior produtor mundial. De acordo com dados do IBGE, o país produziu na safra de 2017 quase 20 milhões de toneladas de mandioca, colhidas em uma área de cerca de 1 milhão e 400 mil hectares.

De fácil adaptação, a mandioca é cultivada em todos os estados brasileiros. O estado do Pará é o maior produtor nacional de mandioca, com pouco mais de 4 milhões de toneladas, em 2017, seguido do Paraná (3 milhões de toneladas) e da Bahia (2 milhões), segundo dados do IBGE.

Para conhecer a programação completa do Congresso e obter todas as informações sobre como participar, acesse aqui o site do evento. 

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1200 / 99110-5115

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

congresso de mandioca