22/03/18 |   Florestas e silvicultura

Hotsite celebra 40 anos da pesquisa florestal

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ronaldo Rosa

Ronaldo Rosa -

O ano de 2018 marca os 40 anos da pesquisa florestal na Embrapa. Para celebrar, a Embrapa lançou em seu Portal, nessa quarta-feira, 21/03, a página especial “Pesquisa Florestal”, onde o usuário vai encontrar informações sobre pesquisas, soluções tecnológicas, notícias, publicações, entre outros, produzidas por suas Unidades de pesquisa. A data escolhida comemora o “Dia Internacional das Florestas”, lembrada em todo o mundo por resolução da ONU. Além da página, posts no perfil da empresa no Facebook vão divulgar as ações destes 40 anos.

  • Acesse aqui a página especial sobre os 40 anos da pesquisa florestal na Embrapa

De empresa criada para pesquisar soluções para os desafios da agricultura nacional, em 1978 a Embrapa também assumiu o Programa Nacional de Pesquisa Florestal - PNPF, resultante de convênio firmado com o então Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF). Naquele ano, houve a formação e alocação de equipes de especialistas na área florestal em Unidades da Embrapa em Belém/PA, Colombo/PR, Petrolina/PE e Planaltina/DF. Com o passar do tempo, outras Unidades da Embrapa passaram a também trabalhar com a temática florestal. Das 43 Unidades de pesquisa da Empresa em todo o Brasil, 70% desenvolvem projetos de pesquisa e de transferência de tecnologias sobre florestas nativas e plantadas. São 103 projetos nos diferentes biomas brasileiros.

Os conhecimentos gerados pela pesquisa resultaram em tecnologias e serviços para todas as fases do manejo florestal, tanto de espécies nativas quanto introduzidas; melhoramento genético; manejo de pragas; recuperação de áreas degradadas; sistemas agroflorestais; produtos não-madeireiros; monitoramento ambiental e temas mais recentes como florestas destinadas à produção de energia; mudanças climáticas; integração lavoura-pecuária-floresta e biotecnologia florestal; seja na produção, legislação e conservação de florestas. Tais pesquisas permitem melhor eficiência produtiva, a redução dos custos de produção, o aumento da oferta de produtos florestais e agrícolas no mercado e, simultaneamente, conservar o meio ambiente.

Kátia Pichelli (MTb 3594/PR)
Embrapa Florestas

Contatos para a imprensa

Telefone: (41) 3675-5638

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1200 / 99110-5115

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

pesquisa-florestalhotsite