02/06/15 |

Embrapa promove segunda parte de curso sobre bioinformática

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Vivian Chies

Vivian Chies - Bioinformática é uma das ferramentas utilizadas nas pesquisas da Embrapa Agroenergia

Bioinformática é uma das ferramentas utilizadas nas pesquisas da Embrapa Agroenergia

A Embrapa Agroenergia promove o curso de Bioinformática na Prática II, voltado para a capacitação em ferramentas básicas na área. O evento acontece entre os dias 08 a 10 de junho, das 8h Às 17h, na sede do centro de pesquisa, em Brasília/DF. O treinamento é aberto e pode ser feito por profissionais sem vínculo com a instituição.

O conteúdo está dividido em quatro tópicos: Introdução à Bioinformática, Introdução a Redes de Computadores e Internet, Introdução a Perl para Bioinformática e Introdução a Python para Bioinformática. Um primeiro curso sobre esse tema foi oferecido no ano passado, mas é possível participar apenas desse sem prejuízo do entendimento. "Será apresentada base similar de bioinformática, com foco em programação e infraestrutura de redes baseada em Sistema Operacional Linux", afirma o pesquisador Eduardo Fernandes Formighieri, da Embrapa Agroenergia, que está à frente da organização.

Além de Formighieri, vão ministrar o curso Lucas Soares de Brito, engenheiro de redes e mestrando em Redes Ad Hod sem fio, e Marcelo Soares Souza, bacharel em informática com 18 anos de experiência. Também será instrutor o professor Lisandro Zambenedetti Granville, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que é representante do setor científico e tecnológico no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação.

O evento começa com os conceitos essenciais e algumas ferramentas de Bioinformática, como o NCBI Blast e o Desenho de Primers. O professor Lisandro Zambenedetti Granville apresentará, de forma teórica e prática, os conceitos básicos das Redes de Computadores. Além disso, o modelo cliente-servidor será abordado por meio de observações práticas, considerando o tráfego de rede gerado por aplicações internet chave, como navegação Web e e-mail. A linguagem de Programação Python e a sintaxe do código Perl também fazem parte do conteúdo programático.

Profissionais e estudantes interessados em Bioinformática, normalmente das áreas de biologia e computação, são o público-alvo. Solicite sua inscrição por e-mail (eduardo.formighieri@embrapa.br) até sexta-feira (05), às 12h. As vagas são limitadas.

Inscrições encerradas para o curso.

A Embrapa Agroenergia ampliou de 10 para 20 o número de vagas,  colocando dois alunos por computador, para atender melhor à demanda. Como divulgado anteriormente, o curso será realizado na Embrapa Agroenergia, na Sala de Treinamento (Bloco D, térreo), nos dias 8, 9 e 10 de Junho de 2015, das 8 às 17h (almoço entre 12 e 13h). Todos os inscritos devem estar na Embrapa Agroenergia às 7:55h de segunda-feira. As aulas começarão no horário, independentemente do número de alunos na sala.

A frequência mínima para receber certificado do curso (24h) é de 5 dos 6 períodos. A Embrapa Agroenergia agradece o interesse dos inscritos e deseja um ótimo curso para todos.

>Clique aqui e veja o local do curso pelo Google Maps.

 

Veja na tabela abaixo a programação do curso:

Confira abaixo os selecionados para o curso:

Selecionados (lista atualizada)
Alexandre Sanches
Ana Luísa Macedo Goulart
André Lopes
Bruno dos Santos Alves F. Brasil
Calil Gibran Iraiore Carvalho
Carla Maisa Camelini
Carolina R. Cereijo
Deric Lima
Eduardo Fernandes Formighieri
Fabiana Ganem
Henrique Farias
Henrique Medrado de Faria
Hugo Santana
Ivanete A. S. C. de Sousa
João Paulo Fernandes
Lucas Soares de Brito
Marcelo Soares Souza
Maria Daniela España Gutierrez
Maria de Fátima Araújo Paiva
Mariana de Lima
Ronnyery Barbosa
Sámed Hadi

 

Colaboração: Raquel Pires (estagiária de jornalismo)

Vivian Chies (MTB 42.643/SP)
Embrapa Agroenergia

Telefone: (61)3448-1581

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/