23/03/18 |

Embrapa realiza treinamento em bovinocultura leiteira para técnicos de cooperativas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Rubens Neiva

Rubens Neiva -

Teve início no dia 20 de março o Treinamento em Bovinocultura de Leite para Técnicos do Sistema Cooperativista Ligados à OCB e ao Sescoop (Organização das Cooperativas do Brasil e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo). O treinamento será realizado em sete módulos, por sete semanas ao longo do ano.  O objetivo é capacitar os técnicos das cooperativas para atuarem como multiplicadores das inovações tecnológicas desenvolvidas pela pesquisa agropecuária.

 

Este é o segundo ano consecutivo que a Embrapa Gado de Leite realiza o treinamento, resultado de uma parceria com a OCB e a Sescoop. Em 2017, o evento reuniu 24 técnicos de diversos estados do país e foi considerado um sucesso pelas instituições parceiras. Com 25 técnicos realizando o treinamento em 2018, a principal diferença em relação ao ano passado é que todos os módulos serão presenciais e ocorrerão na sede da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora – MG) e no campo experimental da instituição (Coronel Pacheco – MG). Também haverá visitas a algumas propriedades leiteiras da região.

 

Entre os temas tratados neste primeiro módulo estão:

 

- Produção de leite no Brasil e no mundo;

- Conceito e estrutura de cadeia produtiva;

- Cenários e análise do mercado de leite;

- Censo do cooperativismo do leite;

- Princípios do cooperativismo;

- Novas abordagens para a transferência de tecnologias;

- Sistemas de produção de leite no Brasil.

 

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado, Paulo do Carmo Martins, “o cooperativismo é o caminho mais sólido para o desenvolvimento do setor agropecuário”. Ele avalia que este é um grande investimento que as instituições envolvidas se propõe fazer para o desenvolvimento da pecuária de leite no país. O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, William Bernardo, afirma que a série de treinamentos é uma oportunidade excelente para reciclagem efetiva e em alto nível, que inclui uma visão do futuro para o setor leiteiro.

Na abertura do evento, o gerente técnico e econômico da OCB, Fernando Ferreira Pinheiro, ressaltou o papel fundamental das cooperativas agropecuárias no desenvolvimento do setor leiteiro. “Pela importância do leite e sua característica única de estar presente em todas as regiões do Brasil, é o único produto que tem espaço específico e permanente de discussão no âmbito do cooperativismo”, frisou.

Rubens Neiva (MTB 5445)
Embrapa Gado de Leite

Contatos para a imprensa

Telefone: (32) 3311-7532

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Encontre mais notícias sobre:

cooperativismotreinamento ocb