02/04/18 |   Agricultura familiar  Biodiversidade

Prosa Rural fala sobre as potencialidades do tucumã

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Vinicius Braga

Vinicius Braga -

O Prosa Rural, programa de rádio da Embrapa, fala sobre o tucumã (Astocaryum vulgare), uma palmeira típica da Amazônia, com fruto aromático e rico em vitamina A. Os pesquisadores da Embrapa vêm trabalhando na análise físico-química do tucumã e no desenvolvimento de produtos para uso nas indústrias alimentícia, cosmética e de biodiesel.

O  mais recente trabalho da pesquisa com o tucumã resultou na produção do azeite de tucumã, dentro dos padrões legais, visando sua utilização como substituto do azeite de dendê, tanto em preparações culinárias como em processos industriais.

Quem acompanhar a pesquisadora Laura Abreu, da Embrapa Amazônia Oriental, vai conhecer as propriedades do azeite de tucumã, que começa a ser utilizado na culinária gourmet. O programa mostra ainda as alternativas de renda que o cultivo dessa palmeira regional oferece ao pequeno produtor, como por exemplo, o processamento do óleo.

O óleo de tucumã contém uma das mais elevadas concentrações de pro-vitamina A, o "beta caroteno" (52 mg/100 gramas de polpa), oito vezes mais que a cenoura, por exemplo, sendo um alimento com propriedades excelentes para o consumo. 

Clique aqui para ouvir o programa. 

 

Ana Laura Lima (MTb 1268/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Contatos para a imprensa

Telefone: (91) 3204-1200 / 99110-5115

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

azeite-de-tucumatucumaprosa-rural