07/04/18 |   Fixação Biológica de Nitrogênio

Especialistas vão discutir uso de microrganismos promotores de crescimento de plantas

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

O evento, que acontece de 26 a 31 de agosto, em Foz do Iguaçu, Paraná, vai reunir especialistas internacionais em três encontros: o XVI Simpósio sobre Fixação Biológica de Nitrogênio em Não-Leguminosas, o IV Workshop Latino-Americano de PGPR e a XIX Relare. O objetivo é discutir o uso de fungos e bactérias em culturas agrícolas, a fim de aliar a pesquisa básica e aplicada com foco em produtos biológicos que possam aumentar o rendimento das lavouras no campo. “Pretendemos oferecer aos participantes a oportunidade de conhecer o que os pesquisadores estão fazendo mundo afora em relação a interação planta microrganismos e os benefícios do uso de microrganismos promotores do crescimento de plantas”, afirma Jerri Zilli, pesquisador da Embrapa Agrobiologia e um dos organizadores do evento.

O Brasil é líder mundial no uso de bactérias fixadoras de nitrogênio na agricultura. O caso mais comum ocorre para espécies leguminosas, como a soja. Nesta cultura, a aplicação de inoculantes a base de bactérias fixadoras de nitrogênio permite uma economia ao país de aproximadamente 13 milhões de dólares por ano, que que deixam de ser gastos com fertilizantes nitrogenados. Mas os cientistas já têm resultados promissores também para espécies não leguminosas, como as gramíneas (milho, trigo, arroz, cana-de-açúcar) e há inclusive produtos no mercado nacional sendo utilizados pelos produtores.

Segundo a Anda (Associação Nacional para Difusão de Adubos), em 2017 foram entregues ao mercado cerca de 34,5 milhões de toneladas de fertilizantes. No caso específico de inoculantes bacterianos, são aproximadamente 40 milhões de doses comercializadas por ano.  Mas este mesmo mercado que gira altas cifras mostra-se propício ao uso de novas tecnologias, como insumos biológicos que ofereçam múltiplos benefícios às plantas.

O evento em Foz do Iguaçu pretende apresentar os últimos resultados da academia e alinhar essas pesquisas com a necessidade dos mercados brasileiro e internacional de insumos agrícolas.  Já se sabe que há muitos avanços e a cada dia os cientistas ampliam mais o conhecimento sobre a interação entre os microrganismos e as plantas.

Inscrições para o evento
Especialistas e estudantes interessados em conhecer as novidades e acompanhar as discussões acerca do uso de microrganismos na agricultura podem se inscrever no site do evento, onde também é possível acessar a programação. Além das palestras de cientistas internacionais, estão previstas apresentações de pôsteres e apresentações orais selecionadas a partir de resumos submetidos até 30 de maio. Todas as regras para o envio de trabalhos também podem ser obtidas no site do evento.

Simpósio
O simpósio sobre FBN em não-leguminosas têm uma longa tradição desde a década de 1970. As duas últimas edições foram o 14º Simpósio, na China, e o 15º que ocorreu na Hungria.

Workshop
O Workshop Latino-Americano de PGPR é uma reunião recente, baseada em pesquisa e aplicação de Rizobactérias Promotoras de Crescimento de Plantas (PGPR). A 1ª reunião foi em 2012 na Colômbia como parte da 9ª Conferência Internacional de PGPR. Em 2014, foi organizada o 2ª workshop na Argentina, e em 2016 aconteceu no Chile. Neste ano, 2018, o evento tem a proposta de integrar, buscando uma discussão da aplicação de novos conceitos, métodos, descoberta de novos organismos e utilização de organismos diazotróficos/PGPRs no campo.

Relare 2018
A Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola (RELARE) foi criada no início da década de 1980 com a presença de representantes de instituições de pesquisa, das indústrias de inoculantes e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O papel da RELARE é histórico e foi decisivo para o estabelecimento da legislação sobre inoculantes microbianos em vigência no país.   A XIX RELARE tem o objetivo de congregar pesquisadores e produtores/ importadores de inoculantes microbianos de interesse agrícola no Brasil em um fórum onde serão discutidos os principais avanços e problemas atuais relacionados ao tema.

Serviço:
XVI Simpósio sobre Fixação Biológica de Nitrogênio em Não-Leguminosa
IV Workshop Latino-Americano de PGPR
XIX RELARE

Local: Foz do Iguaçu, Paraná
Data: 26-31 de agosto de 2018
Inscrições: http://www.mpcp2018.com.br/index.php/pt/

Ana Lucia Ferreira (MTb 16913/RJ)
Embrapa Agrobiologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 3441-1596

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Eventos Ver mais

Sun Aug 26 00:00:00 BRT 2018 a Fri Aug 31 00:00:00 BRT 2018