05/04/18 |   Gestão Estratégica

Instituição colombiana publica balanço social usando ferramenta desenvolvida pela Embrapa

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Arquivo Corpoica

Arquivo Corpoica - Grupo no lançamento do Balanço Social

Grupo no lançamento do Balanço Social

O pesquisador da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) Geraldo Stachetti colabora, desde 2012, com a Corpoica (Corporación Colombiana de Investigación Agropecuaria) para desenvolver e executar atividades de pesquisa e transferência de processos de inovação tecnológica ao setor agropecuário.

A instituição colombiana publicou seu primeiro Balanço Social em 2017. Conforme o diretor executivo da Corpoica, Juan Lucas Ibiza, isso foi alcançado graças ao apoio e acompanhamento da Embrapa, via colaboração de uma excelente equipe que teve sempre uma total disposição de compartilhar sua experiência de mais de vinte anos em mostrar o retorno do trabalho da Embrapa para a sociedade.

Uma das ferramentas usadas foi o sistema de indicadores Ambitec-Agro, traduzido e adaptado ao espanhol conforme demanda da equipe da Corpoica, explica Stachetti, idealizador do programa, usado para avaliação de impactos socioambientais no Balanço Social da instituição colombiana. De acordo com o pesquisador, o conjunto de critérios Ambitec-Agro em sua versão em espanhol foi especificamente ajustado a esse propósito no primeiro semestre de 2017.

O supervisor de Avaliação de Desempenho Institucional da Secretaria de Desenvolvimento e Gestão Institucional (SGI) da Embrapa, Flávio Ávila, esteve na cerimônia de lançamento, ocorrida durante as solenidades de celebração dos 25 anos da Corpoica. Ele fez uma apresentação inicial sobre o Balanço Social da Embrapa, suas dimensões e  sua importância para sustentabilidade institucional. Na sequência, Angela Vasquez, que coordenou os trabalhos de avaliação dos impactos, apresentou o Balanço Social.

“Nessa cerimônia, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que esteve no encerramento e o diretor da Corpoica agradeceram publicamente a ajuda da Embrapa e foi muito emocionante”, diz Avila.

Ainda de acordo com Avila, a Corpoica irá elaborar anualmente o Balanço Social. "Os participantes do evento (mais de 200), ficaram encantados com o tipo de documento que é o Balanço Social da Embrapa, já que até então estavam acostumados apenas a informes técnicos, balanços contábeis e financeiros anuais".

 

Cristina Tordin (MTB 28499)
Embrapa Meio Ambiente

Telefone: 19 3311 2608

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/