09/04/18 |   Transferência de Tecnologia

Embrapa participa de Seminário e apresenta tecnologias na FIEMA Brasil

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

A FIEMA BRASIL - Feira de Negócios, Tecnologia e Conhecimento em Meio Ambiente acontece em Bento Gonçalves no período de 10 a 12 de abril de 2018 e conta com a participação da Embrapa Uva e Vinho. A Embrapa é uma das promotoras do 6º Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária, cuja temática é a redução de passivos em busca de uma agropecuária sustentável, e acontece durante a feira nos dias 11 e 12 de abril, no Parque de Eventos Fundaparque, em Bento Gonçalves (RS).  

No Seminário, o pesquisador Luciano Gebler é um dos palestrantes e irá apresentar os  avanços referentes ao sistema Biobed, alternativa ambientalmente segura para tratar os resíduos líquidos de agrotóxicos que ficam no pulverizador após a aplicação e lavagem das máquinas. Segundo Gebler, o Biobed cria condições que aceleram a degradação dos resíduos de agrotóxicos pelos fungos lignolíticos, principais agentes microbiológicos desse processo, diminuindo os riscos de contaminação ambiental. No evento vão estar disponíveis aos interessados as publicações “Boas práticas agrícolas para uma agricultura mais resiliente: diretrizes para orientação de produtores e governos” e “Sistema Biobed Brasil: tecnologia para disposição final de efluentes contaminados com agrotóxicos originados na produção de frutas de clima temperado” onde se encontram informações técnicas sobre o funcionamento dos biobeds.

O tema Boas Práticas Agrícolas será abordado pelo pesquisador Marcos Botton, que vai destacar a necessidade de cada vez mais os produtores adotarem as Boas Práticas no sistema produtivo, o que permite o controle total da produção desde a aquisição dos insumos até a rastreabilidade do produto final, uma exigência cada vez maior dos mercados.  

As vagas para o Seminário Brasileiro de Gestão Ambiental na Agropecuária são limitadas e as inscrições podem ser feitas exclusivamente no endereço: http://scheneventos.com.br/fiema/.  

Além da participação nas palestras, no Estande da Embrapa realizado em parceria com o Instituto Federal de Bento Gonçalves e o Sindicato Rural, a Unidade disponibilizará informações sobre a Central de Experimentos Tóxicos (CET), local destinado à execução de atividades de pesquisa com agrotóxicos permitindo a sua posterior segregação, armazenamento temporário e gerenciamento dos diferentes resíduos produzidos. A Central é uma proposta da Unidade para as Instituições de Ensino e Pesquisa que necessitam construir um local destinado a experimentos toxicológicos o qual pode ser adaptado a diferentes realidades.  

Atenta às discussões internacionais, a Unidade também vai destacar no seu estande os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) sob responsabilidade da Embrapa Uva e Vinho. “O setor vitivinícola, a despeito dos desafios que lhe serão certamente impostos, tem muito a contribuir com esta agenda, em especial no que tange ao pilar social, uma vez que tem suas atividades fortemente calcadas na agricultura familiar e em pequenos negócios que geram emprego e renda”, lembra o pesquisador da Embrapa, André Cau.  

A Feira

A Fiema Brasil 2018 ocorre de 10 a 12 de abril no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, reunindo oportunidades de negócios, ampla programação voltada para o conhecimento e exposição de novidades tecnológicas voltadas para a gestão ambiental. Maior feira do gênero no sul do país e única no Rio Grande do Sul, com cerca de 100 expositores confirmados, a 8ª edição terá abertura oficial no Auditório 1 do pavilhão E às 13h30min amanhã, dia 10.

Realizada bienalmente, a Fiema Brasil apresenta as principais soluções, tecnologias e inovação para Resíduos, Águas, Efluentes, Energia, Ciência e tecnologia, Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, em um encontro dinâmico, que prioriza: geração de negócios, rede de relacionamento e prospecção de mercado.  

SERVIÇO

O que: 6º SEMINÁRIO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL NA AGROPECUÁRIA

Quando: 11 e 12 de abril de 2018

Onde: Parque de Eventos Fundaparque - Bento Gonçalves, RS

Informações e inscrições: https://fiema.com.br/Pagina/Index/14

Mais informações: fiemacon@fiema.com.br, 54 3055-8700

 

Maria Francisca Canovas de Moura (7168 DRT/RS)
Embrapa Uva e Vinho

Contatos para a imprensa

Telefone: (54)3455-8120

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Conteúdo relacionado

Eventos Ver mais

Wed Apr 11 00:00:00 BRT 2018 a Thu Apr 12 00:00:00 BRT 2018