11/04/18 |   Transferência de Tecnologia

MT recebe ciclo de palestras sobre pecuária

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Ascom Famato

Ascom Famato - Pesquisadores da Embrapa Pantanal visitam quatro cidades na próxima semana

Pesquisadores da Embrapa Pantanal visitam quatro cidades na próxima semana

De 16 a 18 de abril, representantes da Embrapa Pantanal e da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) irão aos municípios de Cáceres, Poconé, Rondonópolis e Cuiabá, em Mato Grosso, para um ciclo de palestras voltadas ao aprimoramento da pecuária no bioma. Os pesquisadores Juliana Borges e Urbano Gomes, da unidade pantaneira de pesquisa da Embrapa, e o analista de pecuária Marcos Coelho, da Famato, irão abordar temas como reprodução bovina, viabilidade econômica e ações de manejo sanitário, discutindo também formas de se transferir esse conhecimento para fortalecer atividades produtivas, sua eficiência e a sustentabilidade.

Juliana irá ministrar a palestra “Novos resultados com uso de sêmen refrigerado na IATF”, abordando também o uso de outras técnicas que possam aprimorar os resultados da reprodução bovina na fazenda, como o uso de inseminação artificial em tempo fixo (IATF), a desmama precoce e a utilização de suplementação alimentar por meio de blocos com progesterona após a IATF como forma de aumentar as taxas de prenhez. Já Urbano irá conversar com os participantes sobre resultados econômicos de sistemas intensificados por meio de IATF e desmama precoce no Pantanal. Por fim, o analista de pecuária Marcos Coelho aborda estratégias de combate à brucelose bovina em Mato Grosso.

O chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia e Negócios, Thiago Coppola, integra a equipe e irá discutir com as instituições parceiras os próximos passos de uma aproximação que busca meios para levar a pesquisa ao campo. “As parcerias entre uma empresa de pesquisa como a Embrapa e instituições ligadas ao setor produtivo, como esta que resultou na realização dessa viagem, nos colocam em contato com as demandas do setor e permitem um intercâmbio de informações que beneficie tanto o desenvolvimento da pesquisa quanto o trabalho do produtor rural”, destaca.

O 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal é aberto ao público, gratuito e será realizado pela Embrapa Pantanal, Famato e Senar/MT com o apoio da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e sindicatos rurais das cidades de Cáceres, Poconé, Rondonópolis e Cuiabá. Participe! Procure o sindicato rural local para se inscrever e confirmar a localização do evento na sua cidade.
 

Serviço: 2º Ciclo de Palestras Bioma Pantanal

16 de abril - Poconé (13h) e Cáceres (19h)

17 de abril - Cuiabá (18h)

18 de abril - Rondonópolis (18h)

 

Nicoli Dichoff (Mtb 3252/SC)
Embrapa Pantanal

Telefone: +55 (67) 3234-5879

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/