11/04/18 |   Agroecologia e produção orgânica

Um dia muito especial para a agricultura familiar de Teresópolis de Goiás

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Hélio Magalhães

Hélio Magalhães -

Os professores e alunos do mestrado profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis - Instituto Federal de Goiás (IFG - Campus Goiás), pesquisadores e analistas da Embrapa Arroz e Feijão, representante da Prefeitura de Teresópolis de Goiás, além de extensionistas e agricultores da região participaram na tarde da segunda-feira, 9 de abril/18, do dia especial sobre Agroecologia e Produção Orgânica de Alimentos.

Promovido pela Unidade Local da Emater de Teresópolis de Goiás, o encontro foi conduzido pelo engenheiro agrônomo, Oriçanga de Bastos Júnior, que apresentou toda a programação e percurso na Fazenda Santa Branca, uma propriedade de 30 mil metros quadrados, arrendada pelo agricultor, Neri Tadeu Ferlin.

Na propriedade o agricultor se dedica especificamente aos orgânicos, produzindo uma variedade de alimentos, entre frutíferas, hortaliças e leguminosas. O técnico da Emater, Oriçanga Bastos, acompanha toda a trajetória: “O terreno foi arrendado, faz mais de 10 anos, pelo agricultor que produz, em média, 15t/ha de banana, 12 t/ha de tangerina Ponkan, 10 t/ha de batata doce, 10 t/ha Quiabo, 10 t/ha mandioca, 7 t/ha tomate cereja. Toda a produção é vendida em feiras, mercadinhos e sacolões da região”.

Durante o encontro a pesquisadora da Embrapa Arroz e Feijão, Flávia Alcântara, falou sobre a Importância da Produção Agroecológica, destacando conceitos, a ciência e práticas, e os movimentos sociais como alternativas e articulações para o fortalecimento da agricultura familiar e produção de alimentos saudáveis. “Como ciência, a agroecologia abrange diversas alternativas para a agricultura de base agroecológica, que reúne a agricultura orgânica, a biológica e biodinâmica, a agricultura natural; cada uma dessas alternativas seguem os princípios agroecológicos", destacou a pesquisadora. Em cada uma dessas alternativas têm características próprias, ou seja, umas são mais rígidas, outras menos, mas que, no entanto, todas seguem os princípios de produção e alimentação saudável, respeito ao meio ambiente e qualidade de vida. 

Glays Matos, analista da transferência de tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão, complementou a programação expondo o importante papel de fazer chegar aos seus demandantes aquilo que é gerado pela pesquisa, ou seja, o que é repassado aos agricultores e produtores rurais: “para isso acontecer no campo, a transferência de tecnologia busca trabalhar muito de perto junto com os multiplicadores da extensão rural, como a Emater, as cooperativas, associações e sindicatos rurais, os técnicos rurais de organizações públicas e privadas, e, ainda, as escolas agrícolas e as universidades. Essas organizações estão em contato permanente com os agricultores, levando o conhecimento e as melhores práticas de produção sustentável e qualidade de vida no campo.”

 Como ação específica na Fazenda Santa Branca, o analista da Embrapa destacou as atividades que fazem parte do Unidade de Construção do Conhecimento (UCC) com feijão, ação que foi desenvolvida por intermédio do projeto TTFEIJÃO2, coordenado pela Embrapa Arroz e Feijão e a parceria da Unidade Local da Emater de Teresópolis de Goiás, da Associação dos Produtores Agroecológicos de Anápolis e Região – APROAR e do agricultor Neri Torres, onde foram plantados 5 kg de sementes de feijão BRS Esteio, tipo preto que está em fase de maturação.

Com esses atores e multiplicadores mais próximos dos agricultores, eles podem fazer, de forma mais intensa a ligação entre pesquisa, ensino e extensão, atendendo às demandas de que os agricultores precisam.

Esses outros temas da agroecologia será apresentados na AgroCentro-Oeste 2018 (acopahe no Instagram )

Hélio Magalhães (DRT MG 4911)
Embrapa Arroz e Feijão

Contatos para a imprensa

Telefone: (62) 3533-2108

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Galeria de imagens

Encontre mais notícias sobre:

agricultura orgânicaagroecologiafeijao