11/04/18 |   Segurança alimentar, nutrição e saúde

Embrapa abre inscrições para o 51º Curso sobre cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Claudio Bezerra

Claudio Bezerra - Pesquisadora da Embrapa Arailde Urben adaptou técnica chinesa JunCao às condições brasileiras

Pesquisadora da Embrapa Arailde Urben adaptou técnica chinesa JunCao às condições brasileiras

Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio de 2018

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove no período de 22 a 26 de maio de 2018 o 51º Curso de Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais. O objetivo do curso é capacitar  produtores rurais no cultivo de cogumelos utilizando a técnica de cultivo chinesa "JunCao", que utiliza gramíneas como principal substrato. O público-alvo são produtores rurais, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação.

Este ano foram disponibilizadas 50 (cinquenta) vagas mais 2 (duas) bolsas para técnicos indicados por órgãos de extensão rural. As inscrições podem ser feitas pelo link Curso de Cogumelos até o dia 18 de maio de 2018 mediante um investimento de R$1.400. Inscrições feitas até o dia 18 de abril poderão ser pagas em duas parcelas, a primeira no ato da inscrição e o restante em até 30 dias.

O curso tem um total de 40 horas/aula e ensinará aos participantes a técnica de cultivo chinesa "JunCao", uma metodologia chinesa adaptada para as condições brasileiras pela pesquisadora Arailde Fontes Urben e que permite produzir cogumelos de forma mais econômica e ambientalmente mais saudável, já que utiliza substratos de gramíneas e outros nutrientes ao invés de troncos de madeira e serragem utilizados nos meios de cultivo tradicionais. A finalidade é garantir a competitividade e sustentabilidade visando, principalmente a agricultura familiar.

O curso será dividido em aulas teóricas e práticas, cujo conteúdo abrange informações sobre: morfologia, fisiologia, reprodução, classificação, caracterização química, controle biológico, entre outros assuntos. Serão proferidas ainda palestras abertas ao público sobre o uso de cogumelos medicinais na saúde humana.

Por que cultivar cogumelos?

No Brasil, a produção de cogumelos está em fase de expansão. O consumo "per capita" no país é de apenas 288g/ano, com perspectivas de aumento. Trata-se de um alimento de alto valor nutricional, rico em proteínas, vitaminas, fibras, carboidratos, minerais e propriedades farmacológicas. Seus princípios ativos têm potencial terapêutico: intensificam a atividade das células de defesa do organismo, a reorganização imunológica e são utilizados como tratamento complementar para diversas enfermidades.

As propriedades nutritivas e medicinais dos cogumelos são conhecidas pelos povos antigos, principalmente chineses e egípcios, há mais de 3.000 anos. Nas últimas décadas, pesquisas realizadas em vários países têm confirmado essas crenças e já se sabe que existem pelo menos 30 variedades de cogumelos com potenciais benefícios para a saúde humana.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia possui um banco genético de cogumelos para uso humano com cerca de 400 espécies de cogumelos de interesse alimentar e medicinal coletados em diversas regiões brasileiras e de outros países. O banco é resultado das pesquisas que envolvem a coleta e conservação de cogumelos empreendidas pela pesquisadora da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia Arailde Fontes Urben há mais de 20 anos. Foi ela quem trouxe da China, na década de 90, a tecnologia JunCao. E, desde então, tem como uma de suas prioridades a transferência dessa tecnologia ao setor produtivo no Brasil, a partir dos cursos que promove todos os anos.

A pesquisadora enfatiza que ainda há muito a ser feito para a divulgação dos cogumelos no Brasil.  “Os cogumelos nutricionais e medicinais são importantes para a saúde humana, porém ainda pouco conhecidos pela população brasileira. O curso vai ensinar as técnicas de cultivo de cogumelos comestíveis, incentivando também o seu consumo”, afirma.

Conteúdo programático do curso

        Aulas teóricas: Noções Gerais de cogumelos; Cultivo de cogumelos pela técnica "Juncao"; Cultivo de Ganoderma lucidum (cogumelo Rei); Cultivo de Agaricus blazei (cogumelo Piedade); Cultivo de Pleurotus spp. (Shimeji); Cultivo de Lentinula edodes (Shiitake); Doenças e pragas que afetam a produção de cogumelos e seu controle; Empreendedorismo na área de cultivo de cogumelos: Aplicabilidade para a agricultura familiar; Aspectos econômicos da fungicultura: processamento e mercado; Cogumelos: uma importante fonte de metabólitos para a saúde humana; Etapas do cultivo de cogumelos.

Aulas práticas: Formulação, Preparo de Meios de Cultura e Isolamento de Fungos; Preparo de “Sementes”  e Inoculação de Fungos; Preparo de Substratos; Inoculação de Substrato;  Visita ao laboratório de Cogumelos da Embrapa. Visita a casa de vegetação, colheita e embalagem; Visita a produtor de Cogumelos.

Palestras: Efeitos Terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum; "O impacto da suplementação de Agaricus blazei sobre o número de células “Natural Killer”; "Motivando seu perfil empreendedor" e "Instrumentos contratuais utilizados em parcerias com a Embrapa".

Palestras abertas ao público

 O último dia de realização do curso (sábado, 26 de maio) será dedicado à realização de palestras abertas ao público. A primeira, de 8h às 9h30, será apresentada pelo médico oncologista de São Paulo Dr. Jorge Laerte Gennari e vai abordar o tema "Efeitos terapêuticos de Agaricus blazei e Ganoderma lucidum". Em seguida, das 9h30 às 10h, haverá intervalo para a degustação de cogumelos. Das 10h às 12h, o médico Dr. Marcelo de Souza Gennari apresentará a palestra "O impacto de suplementação de Agaricus blazei sobre o número de células "Natural Killer".

No período da tarde, das 14h às 15h30, o consultor do SEBRAE Masashi Hiroshima apresentará a palestra "Motivando seu perfil empreendedor" e das 16h às 17h a Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Isabela Barbirato, falará sobre "Instrumentos contratuais utilizados em parcerias com a Embrapa".

As palestras acontecerão no auditório Assis Roberto De Bem da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Parque Estação Biológica - PqEB, final da Av. W5 Norte, atrás da 2ª DP, Asa Norte, Brasília, DF). A entrada é franca.

 

O edital e a ficha de inscrição para o 51º Curso de Cultivo de Cogumelos Comestíveis e Medicinais podem ser acessados no site:

https://www.embrapa.br/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-de-cogumelos

Mais informações pelo e-mail: cenargen.cursos@embrapa.br

Irene Santana (MTb 11.354/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

Contatos para a imprensa

Telefone: (61) 3448-4769

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/