18/04/18 |   Transferência de Tecnologia

Soluções em TI aplicada à agricultura são expostas na Agrishow

Informe múltiplos e-mails separados por vírgula.

Foto: Nadir Rodrigues

Nadir Rodrigues - No estande da Embrapa, André Minitti vai demonstrar aos visitantes tecnologias e serviços que apoiam as atividades agrícolas

No estande da Embrapa, André Minitti vai demonstrar aos visitantes tecnologias e serviços que apoiam as atividades agrícolas

Soluções em tecnologia da informação (TI) aplicada à agricultura, desenvolvidas pela Embrapa Informática Agropecuária e parceiros, estarão em exposição na Agrishow 2018, com o objetivo de disseminar a informatização no campo. A 25ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação será realizada em Ribeirão Preto (SP), de 30 de abril a 4 de maio.

No estande da Embrapa, o analista André Fachini Minitti vai demonstrar aos visitantes tecnologias e serviços que apoiam as atividades agrícolas. Entre eles estão os aplicativos Agritempo, Roda da Reprodução e Códex, além dos sistemas Agroideal, Infoteca-e, SATVeg, WebAmbiente e WebAgritec.

O aplicativo Agritempo GIS permite o acesso a informações meteorológicas e agrometeorológicas dos municípios e estados brasileiros. Entre as funcionalidades estão mapas de monitoramento, índice de seca e de chuvas, disponibilidade de água no solo, temperaturas máximas e mínimas, e previsão do tempo. Outra característica são os dados associados à localização do usuário que é fornecida automaticamente pelo sistema de posicionamento global (GPS) do celular ou tablet, facilitando .

O Códex permite acesso a vídeos informativos sobre sistemas de informação georreferenciada e softwares da Embrapa para apoiar os proprietários e empreendedores rurais na adequação às exigências do Código Florestal. O aplicativo reúne informações sobre legislação e proteção do meio ambiente, com o intuito de orientar o produtor para a importância da recuperação de áreas degradadas, regularização ambiental e proteção dos biomas brasileiros.

Já a Roda da Reprodução facilita a gestão do rebanho leiteiro. O aplicativo foi inspirado na roda física usada no campo para acompanhar o ciclo de reprodução do rebanho, desde o momento da cobertura ou inseminação artificial da novilha até o parto. Oferece recursos como agenda para cadastro dos animais e o controle do ciclo de eventos dos processos produtivo e reprodutivo, seja um aborto, parto ou secagem; permite realizar buscas entre os bovinos cadastrados e ainda compartilhar as informações por e-mail ou programas de mensagem instantânea.

O Agroideal é uma ferramenta de inteligência territorial que integra uma série de dados e indicadores socioeconômicos e de sustentabilidade relativos a adequação agronômica, mudanças no uso do solo e outros impactos ambientais. Possibilita gerar cenários personalizados, com identificação das regiões de interesse e estabelecimento de limites de relevância para cada indicador, permitindo identificar tanto as áreas de baixo risco para a expansão agrícola como aquelas que devem ser priorizadas para conservação.

O serviço Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e) reúne e permite acesso a informações sobre tecnologias produzidas pela Embrapa. O conteúdo inclui cartilhas, livros para transferência de tecnologia, programas de rádio e de televisão, produzidos especialmente para beneficiar produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, estudantes e professores de escolas rurais, cooperativas e outros segmentos da produção agrícola.

O Sistema de Análise Temporal da Vegetação (SATVeg) permite a observação de séries temporais de índices de vegetação por meio de imagens de satélite, oferecendo apoio a atividades de monitoramento agrícola e ambiental em todo o território brasileiro. O sistema auxilia instituições de pesquisa, universidades e ONGs em trabalhos e estudos relativos ao uso e cobertura da terra. Com ele é possível identificar o que é uma área urbana, cultura anual, cana-de-açúcar, pasto ou mata, por exemplo, além de observar a frequência com que as áreas agrícolas do País sofrem alterações e acompanhar o ciclo de uma cultura agrícola e sua intensificação.

O WebAmbiente é um sistema de informação interativo para auxiliar a tomada de decisão no processo de adequação ambiental da paisagem rural e contempla o maior banco de dados produzido no Brasil sobre espécies vegetais nativas e estratégias para recomposição ambiental, englobando todos os biomas brasileiros. Ao fornecer informações básicas como localização e tamanho da propriedade rural, o produtor obtém uma lista de espécies nativas apropriadas para o plantio, estratégias de recomposição mais adequadas às condições da área e orientações relativas ao preparo inicial do local.

E o WebAgritec busca auxiliar o produtor na tomada de decisão, reduzindo os riscos inerentes à produção agrícola. Conta com módulos que permitem uma visão geral do sistema produtivo e orientam o usuário no planejamento e acompanhamento da cultura. Os módulos de zoneamento, cultivar, adubação, monitoramento, previsão, diagnóstico e videoteca contemplam, atualmente, as culturas de arroz, feijão, milho, soja e trigo. A ferramenta apresenta informações sobre as épocas mais favoráveis ao plantio, ou seja, com menores riscos climáticos associados, cultivares mais apropriadas, indicações de calagem e adubação para cada cultura a partir de análises do solo, entre outros recursos.

Acesse e instale
    •  Aplicativos Embrapa para Android e iOS
    •  Agritempo no Google Play
    •  Códex no Google Play
    •  Roda da Reprodução no Google Play

Nadir Rodrigues (MTb 26.948/SP)
Embrapa Informática Agropecuária

label-contato-imprensa

Telefone: (19) 3211-5747

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/